0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Influenciadores Digitais parte 1: conheça os tipos e qual mais se encaixa em sua estratégia!


Explor@dor, tudo certo por aí?


Vim conversar contigo sobre os famosos Influenciadores Digitais. Afinal o que comem, onde vivem, como se reproduzem?


Bom, essas devem ser as perguntas da maioria das pessoas em relação a essas “celebs”.

Mas, antes de nos aprofundarmos, quero saber: você realmente sabe quem são os Influenciadores Digitais?

Segundo a definição de Maristela Leão, Customer Success na Rock Content, a definição pode ser dada como “pessoas ou grupos de pessoas que produzem conteúdo (texto, vídeo, imagem) em diferentes tipos de canais e que conseguem alcançar, encantar e influenciar o comportamento de um determinado segmento da população.” Sendo assim, podemos nos considerar Influenciadores Digitais também pois compartilhamos conteúdo em nossas redes sociais o tempo todo e, consequentemente, influenciamos quem está à nossa volta.


O que nos difere deles, dos famosos Influenciadores Digitais, é a "amplitude da influência que temos, de que forma ela se materializa e se quantifica nos meios." - Alberto Valle.

Então sim, qualquer um também pode se tornar um Influenciador Digital de alto nível de atuação, a única coisa que você precisa ter é audiência e produzir conteúdo em grande escala e focado.


Partindo dessa definição querid@ “Explor@dor Influencer”, podemos selecionar em categorias quais são os tipos e seus níveis de alcance para assim verificarmos qual é o melhor para incluirmos na estratégia da sua empresa. Bora então?


Segundo a co-fundadora da youPIX, Bia Granja, precisamos entender primeiramente que os 7 tipos de influencers existentes podem se enquadrar em 3 categorias diferentes:

1. Alcance = Tamanho da audiência

2. Ressonância = Repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência

3. Relevância = Fit* com o assunto ou valores da marca


Com isso é mais fácil de identificarmos os perfis disponíveis (até agora) no mercado e qual é o mais adequado para o objetivo em questão.


Os 7 tipos de Influencers analisados pela youPIx são:


1) Top Celebridade

Os Influenciadores “Top Celebridade” “possuem um poder de alcance e ressonância enorme, mas a relevância é baixa.”, conta Maristela do Marketing de Conteúdo.

A grande audiência desse tipo de celebridade ajuda quando você quer tornar a sua marca conhecida no mercado. Porém, vale destacar que esse tipo de Influencer não tem grande relevância, ou seja, não conhece, não se identifica e não representa os valores propostos pela marca.


“Esse tipo de Influenciador costuma falar sobre diversos assuntos de uma forma mais genérica e consegue agradar pessoas com gostos muito distintos.” - Maristela.


Um exemplo seria o YouTuber e humorista Whindersson Nunes, que possui mais de 22 milhões de inscritos em seu canal.

Fonte: Instagram

2) Fit Celebridade

Já o tipo de Influenciador “Fit Celebridade”, se enquadra nas 3 categorias de influência: alcance (possui grande audiência), relevância (gera muitos leads e vendas) e ressonância (engajamento de sobra). Então sim, é o sonho das marcas! hahah


Exemplos desse tipo de Influencer são as blogueiras. Thássia Naves, Camila Coelho, Camila Coutinho, entre outras, possuem um número exorbitante de seguidores em todas as suas mídias sociais.


Fontes: Instagram das blogueiras


Elas geram grandes engajamentos e proporcionam conversões diretas e muito rápidas para com o anunciante por conta da sinergia total com os assuntos da marca. O grande problema é que por serem esse “pacote completo”, o custo para negócios é extremamente alto e “quanto maior a audiência, mais difícil de criar uma relação emocional entre marca e consumidor.” - Bia.


3) Autoridade

“Se o seu objetivo é percepção sobre a marca e também conversão em uma escala menor, mas muito qualificada para o seu produto ou serviço, invista no perfil “Autoridade”.

Esse tipo tem uma audiência baixa, mas gera muito engajamento e possui alta relevância”, explica Maristela L.


Os Influencers desse grupo dominam um certo assunto por completo, tornando-se uma referência, uma real autoridade dentro de uma região, comunidade ou segmento por conseguir se tornar “íntimo” do consumidor.

Dr. Drauzio Varella, Penélope Nova e Laura Müller são 3 exemplos que vão bem de encontro com perfil de Influenciador Autoridade.

Fonte: Instagram


Drauzio realiza campanhas de conscientização à saúde e é visto como referência neste nicho. Penélope e Laura abordam sobre sexo em programas de TV e em seus canais digitais também, mostrando grande know-how no assunto onde conseguem gerar grande engajamento e vendas.



4) Ecossistema

Nesse caso em específico, não é apenas um Influenciador citado, mas sim um conjunto dentro de um nicho específico que podem promover uma marca ou uma ideia.


Como no caso da campanha “Somos todos macacos”, realizada pela agência Loducca junto ao Neymar em que defendem o posicionamento do jogador Daniel Alves que após uma partida de futebol, um dos torcedores jogou uma banana no mesmo. Após o episódio, Daniel foi perguntado em uma entrevista sobre o ocorrido e disse a seguinte frase: “Somos todos macacos”. A Internet viralizou, Neymar abraçou a ideia e a campanha foi criada.

Fonte: Instagram


Além desse episódio, tivemos o “Desafio do balde de gelo”, proposto pela ALS Association que sim, tinha um propósito por traz, que era estimular doações a entidades ligadas à esclerose lateral amiotrófica, uma condição degenerativa que afeta a capacidade de movimentar-se, comer e respirar.

Fonte: Site ASL Association


E quem é que não se lembra do “Quem é Neil Patel?”, famosa campanha de Buzz Marketing** que viralizou as contas do Instagram das famosas aqui no Brasil, hein? Caso você não tenha procurado na internet, saiba que ele é um dos grandes nomes do Marketing Digital e sim, isso gerou diversas visitas em seu site.

Fonte: Marketing de Conteúdo

“Este tipo de Influenciador possui baixo alcance e ressonância média, mas relevância alta.” explica M. L.

Então, se quer engajamento, leads e vendas, esse é o tipo de Influencer certo ao seu negócio.



5) TrendSetter

Este tipo de Influenciador é conhecido por ser um “líder” que luta a favor de causas, defende algo e propõem mudanças. Nesse caso, as marcas que mais se encaixam com essas pessoas são aquelas que precisam reafirmar seus valores, criar posicionamento ou modificá-lo.

Vale destacar que se seu negócio não vai de acordo com o que esses Influenciadores acreditam, a probabilidade de não aceitarem suas proposta é gigantesca.

Exemplos desse segmento de Influenciadores são os YouTubers “Jout Jout” (Julia Tolezano) e Cauê Moura. “Jout Jout” aborda discussões sobre feminismo, relacionamentos abusivos, política, entre outros tema e Cauê traz a política e posicionamento sobre assuntos diversos em praticamente todos os seus vídeos.

Fonte: O Globo | Topmídia News


A única coisa que os diferencia de Influenciadores de Autoridade são os valores que serão trabalhados pela marca.


O único cuidado a se tomar é que devemos analisar bem o perfil e temas que esses Influencers abordam para ver se realmente vão de encontro com aquilo que a sua marca acredita e prega pois quando realizadas as campanhas, as pessoas automaticamente lembrarão da pessoa “x” que fez a propaganda para a marca “x”, logo a marca é a favor das mesmas questões que o Influenciador “x”.


6) Jornalista

No caso dos Influencers Jornalistas, “eles possuem um grande alcance pois podem cobrir uma gama variada de pautas e trabalhar para grandes meios de comunicação, mas a ressonância e a relevância dependem do quão engajado ele está com um determinado tema.” - Maristela Leão.


Uma personalidade que representa bem esses Influenciadores é Fátima Bernardes, a ex garota propaganda da Seara (hahah). Ela possui diversos seguidores e sempre costuma ser mais crítica nos assuntos que aborda.

Fonte: AdNews


Geralmente esses Influencers podem ajudar a estudar melhor a percepção do consumidor em relação ao produto e a marca. Mais um ponto positivo.


“O grande problema é que nem todos os jornalistas gostam de arriscar o seu status de imparcial. Dessa forma, a empresa deve se posicionar de forma amigável diante do Jornalista e demonstrar para ele que a marca é autoridade em determinado segmento, podendo ser fonte para alguns assuntos quando eles surgirem na pauta.” - Maristela.

7) Público interno

Pelo nome já dá para entender: público interno são os próprios colaboradores da empresa. O bacana de se realizar comerciais e outros conteúdos com eles é que passam uma imagem mais humana ao negócio, mostrando seus reais valores.


Uma marca que faz bastante isso é o Magazine Luiza, que filma de uma maneira mais amadora seus vendedores bem felizes e sempre ao som de algum hit do momento enquanto mostram grandes promoções.

Fonte: Canal do YouTube


“O alcance (audiência) e ressonância (engajamento) desse tipo de Influenciador é baixíssimo, mas ele possui alta relevância (gera leads e vendas).” - M. L.


Resumindo: quer algo mais próximo? O famoso tête-à-tête? Então invista nesse tipo de Influencers.



De forma geral, o necessário a fazer é analisar o perfil certo e ver se ele realmente se enquadra ao que você quer anunciar, seja ele um produto, serviço ou uma marca para que você tenha resultados satisfatórios e não invista em algo que não valerá a pena.


Bom, agora que você já conhece os tipos de “Digital Influencers”, falta só saber como utilizá-los na sua estratégia, e isso nós te contamos semana que vem, na segunda parte desse tema que está tão em alta. Belezinha?


Te vejo semana que vem, Explor@dor!


Flws,


Lu! 🖖🏼


*Market fit: “é o momento em que o empreendedor consegue enxergar um bom mercado e lançar um produto que satisfaça as suas necessidades. É encontrar o ‘encaixe perfeito’ entre o produto/solução proposta e um nicho de mercado promissor.” - Carolina Sonda, Blog Orquestro.


**Buzz Marketing: “também conhecido com marketing boca a boca, procura estimular indivíduos e a sociedade a repassar uma mensagem para outros, aumentando sua abrangência e servindo como influenciador.” - André Damasceno, O melhor do Marketing.

Fontes:

https://goo.gl/U9vzMu

https://goo.gl/QzTFhN

https://goo.gl/D4UsYd

https://goo.gl/mVSJEE

https://goo.gl/wcFgyb

https://goo.gl/JVP2Js

https://goo.gl/qzoQtT

https://goo.gl/wTyJww

https://goo.gl/TrQe6f

https://goo.gl/AsyoPZ

https://goo.gl/Yqzpbr

https://goo.gl/qZ4xCZ

https://goo.gl/rjaiTZ

https://goo.gl/BgFCnN

https://goo.gl/KvJQVA

https://goo.gl/cjUogF

https://goo.gl/5VnCVy

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352