0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Pesquisas de Marketing: números e tendências do último semestre que você não pode ignorar!


Sabemos que entender o comportamento do consumidor é um desafio constante para nós, profissionais de Marketing.

Identificar quais são suas pesquisas e como acontecem suas decisões de compras é como encontrar ouro quando se trata de estratégia, pois, ao sabermos onde estão e o que estão procurando, temos a possibilidade de ser mais certeiros com nossas ações e canais de comunicação.

Um grande aliado para descobrirmos todas essas informações, são as pesquisas. Através delas conseguimos identificar tendências e padrões de comportamentos que vão fazer total diferença na hora de investir em alguma mídia.


Tendo isso em mente, o blog do grupo Rock Content, conhecido como Inteligência, nos trouxe diversos dados úteis referentes ao último semestre que vão ser a famosa “mão na roda” aos marketeiros e publicitários de plantão, pois mostram em detalhes onde os consumidores estão inseridos.


1. Comportamento de compra mobile

Já sabemos que o mundo é mobile e que devemos SEMPRE pensar na experiência do usuário ao acessar nossos conteúdos e/ou produtos pelo celular. Ambos precisam ser responsivos, rápidos e de fácil acesso. E ponto. E, para aumentarmos ainda mais nossa atenção quanto a isso, seguem alguns dados da “Pesquisa sobre Comércio Móvel”, em parceria com o Mobile Time:

“Entre as vantagens do comércio e acesso móvel, a praticidade é a principal, apontada por 67% dos entrevistados. 52% destacaram a comodidade, 45% gostam da velocidade e 44% afirmam que os descontos encontrados no canal são o grande atrativo.”


Nem precisamos comentar algo, né?


2) Atenção aos novos canais (e suas atualizações)! Conta pra gente: em quais canais e redes sociais sua marca está presente? Saiba que você precisa estar onde seu cliente está, mas, simultaneamente, é necessário se manter atento aos novos canais que surgem e suas oportunidades. Como um exemplo, o WhatsApp, “69% dos brasileiros passam mais tempo no app do que vendo TV ou lendo jornais e revistas”. - Inteligência Rock Content. Resumindo: está mais do que na hora de pensar em estratégias para se comunicar com seus leads e clientes por lá também!


Já no Instagram, “15% dos internautas o utilizam como app de mensagens instantâneas”, o que comprova cada vez mais que precisa ser explorado.

A galera do Inteligência RC comenta que “ainda que ele não tenha nascido como um serviço de mensagens instantâneas, desde que ele ganhou a funcionalidade de mensagens privadas, é citado de forma espontânea quando perguntamos se os entrevistados utilizam outros serviços de mensagens instantâneas além do WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram.”


3) “É tempo de vídeos!”

Antes era conhecido como tendência, hoje é item mais do que necessário em sua estratégia de divulgação sobre um produto/serviço. Eles estão por toda parte, e, grande influência disso vem do Facebook, que aumentou seu tempo de duração dentro da rede social e seu alcance (tanto orgânico quanto impulsionado). Um dos dados da pesquisa revelou que “48% preferem ver um vídeo do que ler um texto para aprender algo novo” - Blog Inteligência RC.


Mas vale lembrar que os vídeos devem ser bem pensados, caso não, essa informação não é será tão certeira. “Opte por vídeos [...] tutoriais sobre seu produto ou serviço e dê dicas de como utilizar uma ferramenta ou transmitir conhecimentos mais técnicos sobre o seu mercado.” - I.R.C.


4) Marcas com propósito, por favor! O consumidor não é mais passivo como antigamente. Hoje, além de procurar bom preço, quer um atendimento digno e marcas com propósitos. Para entendermos melhor esse ponto, um pouco de Kotler:

Em seu livro “Marketing 3.0 - As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado No Ser Humano”, ele divide o Marketing em 3 etapas: 1.0: era focado no produto, sua venda e lucro; 2.0: centrava-se no consumidor, buscando e entendendo as necessidades dos clientes; 3.0: tem a ideia fixa em valores, onde busca gerar lucro e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores de forma que esse processos contribuam para um mundo melhor.

Partindo desse pensamento, precisamos criar propósitos para oferecer esse “pacote” completo ao consumidor. Outro dado relevante das pesquisas do I.R.C. mostra que “54% das pessoas dão preferência a marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente”, o que, obviamente isso não quer dizer que você precise realizar ações voltadas apenas ao meio ambiente, mas nos lembra sobre a importância de criar propósitos às marcas.


Deu pra ficar por dentro das tendências, né Explor@dor? Precisando de qualquer ajuda para implementá-las, estamos por aqui!


Até semana que vem.


Abraços,


Lu! 🖖🏼


Fonte:

https://goo.gl/ZVY2VY

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352