0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

O que a sua marca tem a ver com UX, ou experiência do usuário?


Produtos digitais que pensem na experiência do usuário fazem parte do presente. Seu negócio precisar entrar nessa!


Se você tem uma marca e está na internet, certamente já ouviu a expressão experiência do usuário – ou UX, sigla que vem do inglês user experience. O UX foca todos os seus esforços em fazer com que o usuário tenha uma experiência agradável em relação aos seus produtos digitais, seja site, aplicativo, softwares, o que for. Justíssimo, até porque a gente passa cada vez mais tempo conectado à internet, assim, a paciência com sites pesados, de navegação complicada e aplicativos que travam demais fica bem curta.


O que o UX tem a ver com o marketing digital e sua marca?

Tudo. O fato é que se a sua marca não colocar na lista de preocupações o objetivo de oferecer boas experiências de navegação em seus sites, aplicativos e blogs vai perder espaço na busca pela atenção dos clientes. E esse é um cenário que passa longe do ideal. Ter clientes satisfeitos e encantados é sempre a meta. Steve Jobs já disse sobre seu Mac uma vez: “Criamos botões que ficam tão bem na tela que você vai querer lambê-los”. E acabou definindo muito bem o encantamento, que tem tudo a ver com UX.


No que a experiência do usuário se baseia?


Design e estética Qualquer produto digital precisa atender às necessidades específicas do usuário e do cliente, fazendo com que a experiência para o usuário seja agradável e faça com que ele encontre o que está procurando rapidamente. O que é preciso levar em conta:

* As principais funções da página precisam estar visíveis e nítidas

* Valorizar elementos visuais e a arquitetura de informação, optando pela simplicidade. Quanto mais clareza, melhor.

* Não se esqueça de causar uma ótima primeira impressão. Interface atrativa e criatividade podem garantir o fator “uau” para seu produto.


Usabilidade

A usabilidade precisa ser pensada desde o planejamento do projeto até a etapa de desenvolvimento e teste. A fase de testes é supernecessária para garantir que a usabilidade tenha a ver de fato com o esperado. Pular a fase de testes é uma característica que acaba minando a experiência do usuário. Quanto melhor a usabilidade, mais chance de seu cliente e usuário ficar satisfeito, simples assim.


Arquitetura de informação

Aqui, o foco é como as informações vão aparecer na sua página, você deve direcionar a atenção dos usuários para os lugares certos na página. Tudo o que for mais importante precisa aparecer logo no começo e levar para as informações secundárias.


Conteúdo relevante

Imagine só um site atraente, com ótima usabilidade, que carrega tudo rapidinho, mas… quase não tem conteúdo e o que tem é só mais do mesmo. Não dá! Sem conteúdo, o usuário vai sair rápido de sua página e com boas chances de não voltar mais. O conteúdo precisa ser pensado em sua persona. Quanto mais assertivo, melhor. Lembre-se de fazer pesquisas e entrevistas com parte do seu público para saber mais sobre suas dores.


Fluxo de interação

Basicamente se trata do mapa que o usuário irá percorrer no seu produto digital. Nesse sentido, é preciso pensar em dois momentos opostos: os caminhos previstos e os caminhos imprevistos. O ideal é garantir que o usuário não se sinta perdido em seu site, aplicativo ou software, caso contrário, pode ser até nunca mais.


Mobile

Entenda de onde vem seus acessos: smartphones? Desktop? Hoje, a maior parte dos acessos vem de celulares, sendo assim, não adianta muito ter um site perfeito para desktop e que não roda nem por decreto no mobile. Se possível, pense antes no seu site para mobile e só depois para computadores. Aplicativos que agreguem muitas funções e não fiquem só ocupando espaço entram nessa categoria também.


E aí, bora começar a colocar tudo em prática?

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352