• Mariana Scherma

Conheça algumas startups criadas por mulheres

E assuste-se com um dado: as startups de mulheres recebem menos investimentos que as criadas por homens

Um fato: as startups criadas por mulheres são as que menos recebem investimentos – isso se comparado às startups idealizadas por homens. Mas, ao mesmo tempo, são as que apresentam maior rendimento a longo prazo. Isso não é conversa fiada, não. Foi o resultado de um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG), em parceria com a MassChallenge – rede de aceleradoras norte-americana que oferece mentoria e recursos para startups. E por que essa disparidade quanto aos investimentos? Ainda de acordo com o estudo do BCG, empreendedoras são mais questionadas se têm o conhecimento técnico básico para liderar o negócio. É mole?

E números não mentem… Em longo prazo, as startups criadas por mulheres geraram maior receita, apesar do baixo investimento inicial. Segundo o BCG, as startups de mulheres geraram 10% mais em renda acumulada num período de cinco anos: foram US$ 730 mil contra US$ 662 mil, no caso dos homens.

Dito isso, conheça algumas startups criadas por mulheres

Neomode Fundada por Fabíola Paes, a Neomode é uma plataforma omnichannel para o varejo, que automatiza todo o processo de vendas e unifica a loja física com canais on-line. Dentre as inovações, a plataforma faz consulta a estoques, lojas, e compras diretamente pelo chat através de um shopbot. A startup atua na área de automação comercial e foi uma das classificadas pelo programa de aceleração da Visa.

Autenticco Idealizada por Thais Silva, a Autenticco trata-se de uma plataforma de aluguel por temporada, na qual você pode alugar e cadastrar o imóvel a ser locado. Entre os serviços, estão inclusas parcerias com empresas para hospedagem de funcionários, gestão de reservas por meio de múltiplas plataformas e sistema de precificação inteligente.

WonderSize

É uma marca de moda fitness plus size, que veste até tamanho 66 e usa tecidos tecnológicos. Além de oferecer qualidade e modelagens diferentonas, a WonderSize visa o empoderamento da mulher, incentivando-as a praticarem atividades que gostam e usarem peças da moda, que não são encontradas com facilidade dentro do segmento.

Use Bike Courier

A iniciativa vem de Londrina e é toda criada por mulheres. A ideia? Entregas feitas de bicicleta. A missão é solucionar problemas de mobilidade urbana, inserir as mulheres nos espaços urbanos e profissionais e formar relações conscientes entre clientes, parceiros e bikers. O diferencial da startup para outras empresas de entregas, além da exclusividade feminina, é o repasse de 60% do valor das entregas à ciclista, enquanto o padrão de mercado gira em torno de 30%.

As Escolhidas

E-commerce de tendências e consultoria de moda evangélica. A ideia da startup é ajudar as consumidoras a encontrarem peças que se encaixem em seus estilos. Na plataforma As Escolhidas, uma personal stylist oferece os looks à cliente. E esta recebe as peças escolhidas em casa. Prático e fácil.

Ingrid Storch

Ingrid decidiu mudar sua vida e criou, do zero, o e-commerce de artigos religiosos. Foi autodidata e realizou todos os processos da abertura, operação e venda da marca após identificar a oportunidade de negócio em um culto religioso.

Sniff

O foco aqui é monitorar os políticos brasileiros. Sniff Brasil é a primeira rede social do mundo com foco em política. “Nossa causa é simplificar e facilitar o entendimento das pessoas sobre política”. A rede possui algorítimo próprio que, aliado a sua estrutura, permite processos automáticos de captação e indexação de notícias desenvolvida pelos usuários. É cofundada por Francielly Ribeiro de Castro.