0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

KPIs: saiba o que são, conheça seus tipos e quais escolher para ajudar sua empresa

 

Independente se sua estratégia de comunicação for para o mundo online ou não, você precisa analisar seus dados para entender onde está e quer chegar.

Partindo disso, surgiram duas formas de análise de dados: os KPIs e as métricas.

 

Os dois são diferentes e acabam por se complementar no final, mas, para que sua estratégia traga resultados, é necessário entender o que cada um deles é.

 

Continue por aqui e entenda o que são os KPIs, a diferença entre métricas e KPIs, quais são os tipos mais usados no canal digital e como escolher os melhores KPIs para a fase do seu negócio.
Confira:

 

O que é KPI?

 

O Key Performance Indicator (Indicador Chave de Performance) é uma maneira de calcular o desempenho e processos de uma ação proposto pela sua empresa para atingir determinados objetivos.
 

KPIs podem ser tanto um um percentual quanto número.
Ex: para medir a taxa de rejeição do seu site você terá um percentual “x”, já se quer verificar quantas páginas uma pessoa acessou em seu site, terá um número.

 


Entenda a diferença entre KPI e métrica

 

KPI não é a mesma coisa que métrica, porém uma métrica pode vir a ser um KPI.

Confuso? Confira as particularidades de cada um agora.

 

KPIs são parâmetros para direcionar seu negócio ao seu objetivo, métricas são dados a serem medidos para monitorar e avaliar sua estratégia.
Caso essas métricas sejam interessantes para o que está sendo desenvolvido, automaticamente se torna um indicador chave de performance.

 

A partir delas você calcula o comportamento dos usuários em suas páginas.



Saiba quais são os tipos de KPIs

 

Existem vários tipos de KPIs mas os que são mais usados em negócios digitais são:


- Taxa de conversão: com esse KPI você verifica a quantia de visitas que seu conteúdo teve ao propor uma ação (CTA).

Ex: com os dados você sabe quantas pessoas baixaram o e-book “x” e você analisa se houveram bons resultados ou se é preciso melhorá-los;

 

- Assinantes de blog e newsletter: a partir desse KPI é possível verificar a quantidade de visitas que se tornaram assinantes de seus conteúdos;

 

- Interações sociais: com ele você verifica os comentários, reações e compartilhamentos de seus posts.
Vale ressaltar que não se deve levar em consideração apenas métricas de vaidade, mas sim analisá-las de forma qualitativa em primeiro lugar e quantitativa como segundo plano;

 

- Conteúdos mais acessados: a partir do material que já foi criado você consegue descobrir qual tipo é mais acessado e seguir a mesma linha, ou então descobrir quais devem ser reestruturados;

 

- Page views: nesse KPI você verifica a quantidade de visualizações e tempo que seu público passa em sua página, o que fica mais fácil para que você saiba se seu conteúdo, título, entre outros pontos estão sendo atrativos ou não;

 

- Origem de tráfego (orgânico e pago): a partir de ambos você verifica a taxa de rejeição do seu site/blog,o tráfego de aparelhos móveis vindos do Facebook, se seus investimentos estão valendo a pena ou se seu tráfego orgânico está sendo mais viável, entre outros itens;

 

- Visitantes (novos e rotineiros): já neste é possível identificar quais dos visitantes estão acessando seu site pela primeira vez e quais são assíduos.
Dessa forma você separa esses 2 públicos e trabalha de forma diferente com cada um.

Como escolher os melhores KPIs para meu caso?

 

É necessário uma análise do mercado no qual sua empresa atua no momento para alcançar determinado objetivo.
 

Além de criar essa análise interna, realize um benchmarking como complemento para saber o que empresas que são do mesmo segmento estão buscando e melhorando dentro de cada indicador.

 

Luisa.

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Consumidor e varejo: como vem...

27/08/2020

Transformação digital

12/08/2020

É inevitável se reinventar: Po...

07/07/2020

1/1
Please reload

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352