Orçamento de Marketing: por que fazer, como começar e de que forma definir um objetivo?

O orçamento é uma das partes mais importantes de um plano de Marketing, seja ele voltado para o digital ou físico. Por isso separamos algumas razões para convencer você a fazer um para sua empresa e dicas de como organizá-lo para obter todas as informações que forem necessárias.

Confira:

Por que é importante fazer um orçamento de Marketing?

É a partir dele que você consegue saber para onde está indo seu dinheiro e passa a certeza de que você tem verba suficiente para investir em sua marca.

Além disso, quando bem feito, traz mais segurança para se realizar os futuros planos da empresa e compara o planejamento prévio com o resultado final. Dessa forma fica fácil saber tudo sobre seus recursos.

Por onde começar?

É fácil: basta definir seu objetivo de faturamento que busca alcançar no próximo ano e analisar para ver quanto precisa investir para chegar até lá. Uma grande ajuda para quem não tinha costume de mensurar seus dados internos é tomar como base os que foram obtidos em campanhas passadas (como foi o impacto da mesma? influenciou positivamente ou negativamente na geração de receita?, etc)

Como definir um objetivo de Marketing?

No momento em que não se tem um objetivo claro, é necessário descobrir quais são as respostas que você quer ter baseada em determinadas métricas.

Pensando no sucesso da sua empresa, o que você quer aumentar ou ter? mais visitas em seu site? leads relevantes? muitos seguidores em sua página? diversas curtidas?

Após a escolha estude ainda mais as ferramentas/ações que pretende executar para saber quais resultados (aproximadamente) esperar. E, vale ressaltar que o melhor a se fazer é focar em estratégias que realmente beneficiem sua marca e não apenas adotá-las porque são tendência.

Em quais estratégias posso investir?

Existem diversas opções para se basear: eventos, criação de aplicativos, chatbots, blogs, produção de conteúdo, redes sociais, etc, não tendo uma receita pronta. Para descobrir de forma rápida qual melhor se encaixa em seu negócio é necessário descobrir onde seu cliente está! Após isso mapeie em qual lugar seus cliente gostam e fazem questão de estar presentes para obter sua resposta.

Clique aqui e confira 9 tipos de conteúdos para gerar mais leads ao seu negócio.

Resumo para colocar tudo em prática!

1º defina seu objetivo > 2º monte sua planilha com os números referentes ao ano anterior (desde os investimentos até os resultados) > 3º separe uma parte do orçamento para realização de testes > 4º defina os melhores canais para investir > 5º crie uma expectativa de resultados e separe um valor base de investimentos para caso não consiga atingir as metas traçadas.

Agora é só aplicar na sua empresa para ter sempre em mãos um controle maior de sua verba e investimento.