0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

O que podemos aprender com Katy Perry e suas estratégias de Marketing?

 Explor@dor, que tal um pouco do bom e velho pop como pauta para hoje? 
É, sim, hoje vamos falar da cultura pop e de uma das divas que mora no coração dos brasileiros: Kátia Perez aka Katy Perry.

 

Katheryn Elizabeth Hudson sempre esteve no mundo musical. Lançou seu primeiro disco (intitulado “Katy Hudson”) em 2001, o qual era voltado a música gospel (pasmem). Alguns anos se passaram e só em 2007 conseguiu lançar seu primeiro cd, o “One of the Boys”. Após esse primeiro lançamento, foi “tiro atrás de tiro”! Katy lançou “Teenage Dream” (2010), “Teenage Dream - The Complete Confection” (2010-2012), “Prism” (2013) e seu atual disco, “Witness” (2017) - que é a razão por esse post acontecer.

 

Caso você não curta a ex rainha do universo “candy”, em alguma época da sua vida pelo menos já ficou com alguns dos singles dela na cabeça involuntariamente, como “I Kissed a Girl”, “Hot N Cold”, “California Gurls”, “Chained To The Rhythm”, entre outros (assume aí vai… hahah), tudo isso graças a divulgação pra lá de bem estruturada que a cantora sempre teve, porém, com “Witness”, a parada ficou ainda mais séria, tanto musicalmente - com músicas mais profundas e intrigantes - quanto em sua comunicação .
Katy quis inovar e voltar às paradas com estratégias de Marketing pra lá de bem pensadas que “quebraram” a Internet durante dias e fizeram a maioria das pessoas buscarem esses singles por conta de suas propagandas bem elaboradas.


Confira aí algumas das ações criadas por ela e sua equipe (até agora né, acredito totalmente que virão mais coisas surpreendentes por aí) que fizeram com que eu, você e o mundo parássemos alguns instantes do nosso dia corrido para ver o que ela estava aprontando em prol de seu novo disco.
Bora às ações então?

 

1) #FindMe: globos espelhados pelo mundo com o single “Chained To The Rhythm”?

 

Para “chegar chegando” com o primeiro single de “Witness”, Katy e sua equipe tiveram a ideia de fazer os fãs “irem até ela”. Como? Espalhando diversos globos espelhados pelo mundo em que cada um desses exemplares carregava consigo a música “Chained To The Rhythm” em primeira mão. Bastava você verificar no mapa liberado pela cantora em suas redes sociais se o seu país estava incluso na lista e sair por aí procurando.
Demais, né?
 

 

Fontes: Instagram da cantora | Portal Ego - Globo

 

O nosso globo foi encontrado no “Rio de Janeiro na Praia do Arpoador, na Zona Sul da cidade.

 

2) Receita e distribuição de tortas de cereja

 

A música da vez a ser promovida foi “Bon Appétit”, segundo single do álbum #Witness.
 

Pensando em ser notícia em diversos meios de comunicação digitais diferentes (e em formatos diferentes) e dar pistas aos KatyCats sobre a próxima música que seria lançada, Katy enviou um newsletter aos seus fãs que continha "a melhor receita de torta de cereja do mundo".

 Fonte: Perfil oficial da Katy Perry no Instagram

 

No mesmo dia, Katy liberou sua parceria com o canal americano “Tasty”, no qual ensina a fazer a mesma receita em um vídeo simples e rápido (como os da marca são geralmente feitos e sempre obtém grandes resultados e engajamentos).
No decorrer do vídeo, Katy cita alguns dos trechos da música para gerar ainda mais expectativa em seus fãs.

Fonte: Canal oficial do Tasty Demais 

 

Além dessas duas ações lançadas, Perry e sua equipe foram também no mesmo dia até a Times Square - NY para distribuir pedaços de torta de cereja às pessoas.
Fala aí, genial demais, né?

 

 Fontes: E+ Estadão | Portal Pop Line

 

3) Conheça “Witness World Wide”, parceria de Katy Perry com YouTube

 

Levando a divulgação de #Witness a outro nível, Katy realizou uma parceria com o YouTube chamada “Witness World Wide”, em que passou mais de 96 horas confinada em uma casa repleta de câmeras para mostrar às pessoas quem é a Katy Perry de verdade (mostrando como ela acorda, como são seus bons e maus momentos, o que ela faz, etc) tudo isso ao vivo e com rotinas pré-definidas e divulgadas.

Fonte: Canal oficial da Katy Perry no YouTube

 

Sim, nessa hora os fãs foram à loucura e acharam incrível essa chance de estarem conectados 24h+ com ela.

Um tanto quanto Black Mirror, não?

 

4) Lyric Video de “Swish swish” usa a rainha do rebolado Gretchen para promover single

 

Sim Explor@dor, ela usou a rainha do rebolado e dos memes para divulgar “Swish Swish”. Por perceber que os fãs brasileiros sempre usaram GIFs da Gretchen ao falar com ela, sua equipe foi atrás, fez uma pesquisa e descobriu quem era esse ser e porque ela faz tanto sucesso por aqui.
Com isso, ela acertou diretamente o coração dos brasileiros pois a mesma confirmou que esse lyric video foi criado para nós. Preciso dizer mais?

Fonte: Página oficial da cantora no Facebook 

 

Com toda essa divulgação diferentona, Katy conquistou em 10 minutos de lançamento o 1º lugar no iTunes (quebrando um recorde que antes era da Britney Spears). Após isso, minutos depois nas lojas digitais de outros 40 países – incluindo Brasil – entrou no Top 10 de outros 30 mercados internacionais” e vendeu “180 mil cópias comercializadas em sua primeira semana nos Estados Unidos” - Amanda Faia e Leonardo Torres do Pop Line.

Ou seja, por mais insanas que essas ideias possam parecer, ajudaram DEMAIS na divulgação desse álbum maduro, diferente e crítico.

 

Outros cantores já fizeram ações tão incríveis quanto Katy como Beyoncé, Justin Bieber, Britney Spears, e por aí a fora, mas isso é um tema para outra conversa nossa, bele Explor@dor?
Continuaremos de olho nela e em suas ações para trazer mais discussões como essa para nossa pauta.

 

Bom, espero que esse post tenha inspirado você e tenha te mostrado nas entrelinhas a importância de se conectar com o seu consumidor pois hoje ele consome com o coração, mente e espírito e esperam uma conexão de verdade com as marcas/artistas.

 

Podemos confirmar com todas as letras que Dona Katia fez com que “We're all chained to the rhythm” oficialmente!

 

Até a próxima,

 

Bjs,

 

Lu! 🖖🏼

 

- KatyCats: nome dado ao fandom (grupo de fãs) de Katy Perry

 

- Newsletter: significa boletim informativo -  é um tipo de distribuição regular de conteúdos a assinantes que aborda um determinado assunto.

 

 

Fontes:

https://goo.gl/MHqaE1

https://goo.gl/gAqi4a

https://goo.gl/xe4bvE

https://goo.gl/gwMfsP

https://goo.gl/ZVrFJN

https://goo.gl/vnFpYw

https://goo.gl/DCyCr2

https://goo.gl/ZueMsM

https://goo.gl/Dk4aii

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Consumidor e varejo: como vem...

27/08/2020

Transformação digital

12/08/2020

É inevitável se reinventar: Po...

07/07/2020

1/1
Please reload

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352