0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Persona: saiba o que é, como criar uma e como ela pode ajudar em seu negócio


Diante da transformação digital, o Marketing vem se preocupando cada vez mais com o consumidor para obter sua atenção. Por conta disso toda sua estratégia (conteúdo, segmentação e ações) precisa ser baseada nas preferências e características de consumo do seu público ideal.

Mas como focar os esforços para o meu público-alvo da maneira correta?

É aí que entra a buyer persona (ou persona), o alicerce que define de forma segmentada quem é seu consumidor, o que faz e o que gosta, tornando a produção de seus conteúdos e campanhas mais certeiros.

Antes de tudo: entenda a diferença entre persona e público-alvo

Público-alvo tem uma definição mais ampla, não se especifica hábitos e nem se refere a alguém específico. É composto por pessoas que podem querer seu produto.

Já a Persona possui e é mais específica, traz detalhes sobre hábitos, trabalho e preferências, trazendo o perfil do seu consumidor ideal.

Se preferir uma explicação mais detalhada por video é só clicar aqui.

Fonte: Blog Marketing de Conteúdo

Como criar uma persona?

Personas não podem ser criadas a partir de suposições próprias ou palpites. Para que você obtenha um perfil real é necessário que pesquisas, entrevistas e coletas de dados sejam realizadas tanto com clientes quanto prospects.

Há diversas perguntas que podem ser feitas nesse momento de coleta de dados que variam de acordo com o segmento da empresa. Lembre-se que quanto mais informações você conseguir, mais completa será sua Persona.

Algumas perguntas que podem ser feitas para a construção da sua são:

*Informações pessoais: qual sua idade? seu estado civil? nacionalidade? como é sua família? tem filhos?

*Profissão: o que você faz? como é sua rotina? quais são suas habilidades?

*Objetivos: quais são seus principais objetivos e responsabilidades?

*Desafios: quais são seus maiores desafios tanto pessoais quanto profissionais?

*Conteúdo e informação: quais são os sites que você mais visita? como você se mantém atualizado? quais são as páginas nas redes sociais que mais gosta? qual rede social mais usa?

Um outro ponto que te ajuda nessa construção de persona é você conhecer bem seu cliente, tal como seus hábitos e detalhes do seu próprio negócio, dessa forma sua leitura se torna mais profunda e torna o resultado final ainda mais completo.

O Pedro aqui da Agência fez um video pra te ajudar na criação da sua Persona. (clique aqui para ver)

Todas as informações em mãos? Agora é hora de analisar os dados!

Busque encontrar características comuns entre seus clientes como os problemas, reclamações e soluções apresentadas e verifique a partir disso quais dados indicam que essas pessoas procuram o mesmo tipo de conteúdo.

Com isso em mãos, componha sua persona.

Vale criar mais de uma também, mas, ao fazer isso, lembre-se de trabalhar sua estratégia completa em todas elas, ou seja, se você verificou que e-mail marketing, google e blog posts são necessários, você precisa fornecer conteúdo às suas diferentes personas através dessas 03 ferramentas.

Extra

Após a criação, deixe o perfil da persona sempre à vista de todos os membros da equipe, assim cada um se lembrará de suas características e construirá o melhor conteúdo, design e estratégia para conquistá-la e encantá-la.

Caso queira se aprofundar ainda mais sobre persona, clique aqui e baixe nosso e-book.

Agora fica mais palpável o nível de assertividade da sua campanha, né?

Aplique na sua empresa e seja (mais) feliz!

Luisa.

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352