0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Chatbot: saiba o que é, suas vantagens e como ele auxilia no atendimento ao cliente


Os chatbots fazem parte do nosso dia a dia há algum tempo mas muitas vezes não paramos para pensar o que são e como facilitam nossa vida. Um exemplo é a Gal, assistente virtual do site da Gol.

Ao acessar o site e para comprar uma passagem, o consumidor tem a opção de clicar em “posso ajudar?” e receber o atendimento dela.

Segundo dados do Viver de Blog, a expectativa é que até 2020 mais de 80% dos negócios tenha algum tipo de chatbot implementado, isso porque eles facilitam e deixam mais rápido o atendimento ao cliente, excluindo a necessidade de passar a função à alguém de sua equipe.

Mas afinal, o que são os chatbots?

São programas que mecanizam tarefas afim de ajudar clientes sendo mais comuns em chats com usuários e podem ser acionados tanto por voz quanto por texto, tudo dependendo da sua necessidade.

Como os chatbots funcionam?

Existem 2 tipos: baseados em regras e os que usam inteligência artificial.

Os que são baseados em regras são mais simples, respondem a comandos específicos (não conseguem interpretar informações) e tem sua inteligência limitada ao que foi programado. Já os que usam inteligência artificial são mais complexos, entendem a linguagem (não só comandos pré-determinados) e aumentam seu repertório a cada vez que interagem com as pessoas.

Benefícios dos chatbots para seu negócio

Os principais benefícios que os chatbots podem proporcionar é a otimização do atendimento ao cliente, em que pode responder por você as dúvidas básicas de seus clientes, acelerando seu acesso à informação e criar uma conexão com a audiência, como no caso da Lu do Magazine Luiza, que depois de tanto sucesso a personagem foi expandida para as mídias sociais onde traz feedbacks, notícias, curiosidades e ofertas aos seus seguidores.

Além desses pontos, também possibilitam:

- Pop-ups de notícias: a ferramenta pode avisar a pessoa que navega sobre os destaques do momento;

- Sugestão de produtos: enquanto o consumidor navega pelo seu site o sistema capta toda sua jornada e depois oferece produtos baseados no que o cliente procurou;

- Assistência pessoal: pode agendar consultas, realizar pedidos, reservas,etc.

Como ter/criar um chatbot para minha empresa?

Desenvolvedores podem criar um chatbot ideal para seu negócio, mas você também tem a opção de utilizar tanto plataformas quanto plug-ins.

Sugestão de chatbot: FlyChats tem planos especiais com chat ilimitado, possibilidade de personalização e fácil instalação, tudo isso com planos a partir de R$ 59,00 por mês.

Outros chats: My Chatbot, Answear Bot, Botsify e Amazon Lex.

Extra: crie um para sua página no Facebook! Clique aqui e siga o passo a passo do blog Marketing de Conteúdo para saber como instalar o ManyChat no Messenger da sua página.

Agora que você já conhece as vantagens de se trabalhar com chatbots, pense em incluí-lo em seu site, blog, ou até mesmo página e não perca a oportunidade de criar um relacionamento ou esclarecer as dúvidas dos seus clientes.

Luisa.

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352