0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Entenda o que são backlinks, sua importância e como utilizá-los a favor do seu blog/site


Quando estamos buscando alguma informação na internet sempre seguimos os mesmos passos: acessamos um mecanismo de busca > pesquisamos as palavras-chave > clicamos nos primeiros resultados encontrados. Aliás, a quantia de pessoas que chegam na segunda página do Google hoje é muito pequena, e é justamente por isso que manter um site como um dos primeiros tem sido cada vez mais a meta das empresas digitais.

Para que isso ocorra além da forma paga, é possível utilizarmos estratégias orgânicas de rankeamento de posts. Uma delas são os backlinks.

Backlinks: o que são?

Backlinks são links que direcionam o leitor de um post/página para outro(a), tanto em um mesmo site (internos) quanto em outros (externos).

Ex: Aproveite para entender a importância de se ter um site responsivo.

Ao clicar na frase destacada você é direcionado para um outro conteúdo produzido por nós.

Backlinks internos e externos

Quando você cria backlinks internos consegue guiar o usuário para um outro conteúdo de sua própria produção e o nutre com ainda mais informações relevantes, fazendo com que ele permaneça mais tempo em seu site. Já ao adicionar backlins externos em seu texto você dirige o espectador para outras plataformas (podendo ser seu canal no YouTube, redes sociais, etc) ou referências de confiança, fornecendo um conteúdo que não abordou por completo no texto mas que acha relevante mostrar que existe determinada informação.

Além da prática interna e externa, vale lembrar que existem 2 tipos de backlinks: dofollow e nofollow.

- Dofollow: links que passam autoridade de uma página para outra. Quando uma matéria sua é adicionada em um site isso aumenta a relevância do seu conteúdo e sua imagem, acontecendo o mesmo quando você linka um site confiável ao seu post.

- Nofollow: são tags que quando adicionadas ao código HTML impossibilitarão o cálculo de rankeamento dos sites de buscas e um melhor posicionamento do backlink.

Ex: <a href=”https://www.descolabs.com.br”rel=”nofollow”>Descolabs</a>

Normalmente só podem ser vistos analisando o código-fonte do texto.

Geralmente são usados quando a página mencionada no texto não é confiável, o que aliás deve ser evitado para que você não perca o valor que construiu para sua marca até então.

Mesmo criando esse “bloqueio” você continuará tendo o link ativo para que o leitor acesse o conteúdo.

Para que servem os backlinks?

Sua principal função é tornar ainda melhor a experiência do usuário ao acessar determinado conteúdo pois quando usados da maneira correta, você fornece às pessoas as melhores informações sobre determinado tema, sendo eficaz tanto de maneira externa quanto interna por auxiliar na estratégia de Inbound Marketing (SEO).

Na prática: como usar os backlinks a favor do seu blog?

Agora que já descobriu a importância dos backlinks confira 2 dicas simples de como torná-los ainda mais relevantes. São elas:

Engaje em páginas parceiras

Acesse blogs e sites que são referência em conteúdo para sua empresa e curta, comente e compartilhe seus posts. Dessa forma você aumenta as chances de conseguir parceiros e consequentemente backlinks em suas próximas produções.

Um exemplo de parceria são os Guest Posts.

Pratique Guest Post

Algum dia você já chegou a acessar um blog ou site que tivesse um conteúdo publicado por outra pessoa que não era da empresa em questão? Isso é Guest Post, uma excelente forma de gerar backlinks de qualidade!

Procure por portais, sites e blogs que abordem os mesmos temas que sua marca e proponha uma parceria frequente em que ele(a) produz matérias para publicar em seu site e você faz o mesmo para o dele(a).

Aqui na Agência Descoberta praticamos Guest Post com a Conten - Conteúdo e Comunicação Digital. Clique aqui para conferir alguns posts que já realizamos.

Se você não tinha conhecimento da ferramenta, aproveite para começar a usá-la agora e garantir seu rankeamento.

Quer fechar uma parceria de Guest Post conosco? Comente aqui embaixo ou mande um e-mail para: contato@agenciadescoberta.com

Luisa.

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352