0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Não comece seu e-commerce sem saber disso, por favor.


Foi noticiado esse ano que no Brasil existem quase 1 MILHÃO de lojas virtuais em operação. 45% desse total são de lojas operadas por uma única pessoa, provavelmente como uma alternativa profissional e/ou complemento financeiro.

O ruim é que muita loja acaba fechando em um curtíssimo prazo devido aos ganhos limitados ou por algumas questões básicas que não foram contempladas.

Esse texto aborda isso. Coisas básicas que precisam ser contempladas antes de iniciar uma operação de e-commerce.

PRODUTO

Um tanto quanto obvio mas muitas vezes o desejo de abrir uma loja virtual é tão grande que a pessoa não definiu ainda o que será vendido. Se a loja vende de tudo fica difícil ter uma identidade, se vende poucos produtos não é atrativa, alem do fato de alguns produtos terem a necessidade de estocagem e envio diferentes, por exemplo: Lâmpadas, cervejas, pulseiras e etc. É necessário ter uma definição dos produtos que a loja começará vendendo e já ter uma estratégia de produtos futuros a serem incorporados na operação. Sempre levando em conta a logística.

PRECIFICAÇÃO

Não adianta vender e não ter lucro. Sim, o preço final do produto precisa cobrir os custos e trazer lucro. Digo isso pois na ansia de começar a operação não é impossível o dono da loja colocar o menor valor porque atrai mais gente, ai esquece do básico que é precificar o produto adequadamente. Lembre-se sempre de deixar uma margem para ações pontuais, dessa forma poderá promocionar um produto sem vender dando prejuízo para a operação.

PLATAFORMA

Existem muitas plataformas. Algumas pagas, outras de graça, umas fáceis e outras mais complexas. Pesquise bem antes de escolher a sua. Entenda o painel de controle da plataforma, se inteire te TODAS as integrações que a plataforma já disponibiliza, se é de fácil atualização e de fácil navegação por parte do consumidor. Esse ponto vale muito a pena conversar com algumas pessoas que já possuem um e-commerce para entender as demandas e dificuldades de cada plataforma.

MARKETING

Se você pensa que vai abrir um e-commerce e não vai ter que investir em Marketing Digital, sinto muito. Cada tipo de negócio necessita de uma estratégia especifica, criar sua persona e fazer toda comunicação, anúncios e investimento em mídia partindo disso. Muitas pessoas erram ao replicar fórmulas prontas. Sempre tenha em mente que campanhas de branding são bem diferente de campanhas de conversão.

LOGÍSTICA

Logistica não é apenas o frete da sua loja. Com o produto definido você já tem base para planejar seu estoque no âmbito físico e também financeiro. Determinar o Ponto de pedido, estoque mínimo e assim por diante. Esse sempre vai ser um ponto sensível do seu negócio, vale muito a pena estudar e entender essa disciplina, o sucesso da sua loja depende muito desse item.

DIREITO DO CONSUMIDOR

As vendas pela internet possuem leis específicas e é melhor entendê-las e já iniciar sua operação levando em conta todos os pontos. A mais conhecida é o “direito ao arrependimento”. O cliente tem 07 dias úteis após o recebimento a desistir da compra. Independente do motivo você vai ter que arcar com a logística reversa e devolver o dinheiro pro comprador.

CHECKOUT

É imprescindível ter um pra sua loja. Esse item vai fazer com que você não tenha prejuízo com vendas fraudulentas, vai te dar possibilidade de venda para diversas bandeiras e formas de pagamento parceladas. Importante verificar as taxas pagas por transações e para antecipação das parcelas.

Como já disse no início do texto, esses são pontos básicos para se pensar antes de iniciar um e-commerce, mas ele não para por ai, o desafio de operar uma loja virtual vai muito além disso. Converse com conhecidos que trabalham com vendas online e visite empresas do ramo, isso vai te ajudar em todo processo e nas dúvidas que surgirão.

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352