top of page
  • Luisa Ferrari

Memes e Virais devem ser usados como estratégia de Marketing Digital?


Explor@dor, tudo na paz?


Já começo o post de hoje com uma pergunta direta e reta: o que você acha das empresas que usam Memes ou Virais como forma de viralização de seus próprios conteúdos? Acha que essa estratégia funciona? É bem vista?


Se sua resposta foi negativa a essas 3 perguntas, está na hora de se abrir um pouco mais.

Os Memes e Virais deixam o nosso dia a dia mais leve, ainda mais quando abordam sobre um fato complicado ou chato de forma engraçada.

Aproveitar-se desses conteúdos gera uma empatia e conexão entre você e seu público-alvo s-u-p-i-m-p-a e “aproveita o momento descontraído para criar uma relação de confiança e de intimidade com os consumidores e potenciais clientes por meio da simpatia” - Redação, Marketing Digital. A partir disso, te pergunto: por que não tentar na sua empresa?


Antes de sabermos como usá-los e vermos alguns exemplos de marcas que aderiram o estilo cômico, é preciso saber a diferença entre Memes e Virais.


Memes X Virais: o que são? onde vivem? o que comem?

Um meme é algo que se “espalha facilmente, mas que ganha diferentes versões e sofre alterações à medida que é divulgado nas mídias, podendo sofrer mudanças em seu significado, enquanto o Viral é disseminado de forma fixa, sem mudanças em seu conteúdo”, explica Barbara Vilas do Design Fera.


Como um exemplo, podemos pegar o lyric video da Katy Perry da música “Swish Swish” com a Gretchen como protagonista, ele representa um viral em primeiro momento, por estar promovendo um single, mas, conforme as pessoas vão criando suas próprias versões em cima do original, ele se torna um meme.


Sacou a diferença?

Agora vamos à algumas dicas vindas exclusivas vindas do Marketing de Conteúdo para você aplicar em sua estratégia online mememáticas!


1. O contexto é t-u-d-o! Usar um meme por usar e aplicá-lo sem entender a sua piada por trás, é sinônimo de complicação. Meme é coisa “séria”, Explor@dor! Pesquise, se embase, e verifique se cabe ao caso do seu produto. Se sim, sucesso, se não, bora esperar o próximo.


2. Entenda seu público-alvo

Procure observar qual dos seus conteúdos são mais compartilhados e amados e em quais canais isso ocorre. Isso ajuda você e sua equipe a criar uma estratégia mais sólida de quais formatos e meios usar.


3. Olha o Timing!

Mantenha-se atento a qualquer tipo de conteúdo que possa se tornar ou já é viral, isso te passa na frente da concorrência por manter um Timing de se invejar.


4. Memes e Virais também precisam de métricas

Após aplicá-lo, vale a pena ver quantos compartilhamentos, comentários e reações ele gerou, tanto os bons quantos ruins. Assim você entende quais piadinhas são mais bem vindas.



Grandes marcas que aderiram os Memes e Virais!


Burger King


Quem é que não se lembra do Viral Pedido de Paz do Burger King Brasil ao Mc Donald’s Brasil de juntarem seus dois lanches mais famosos, o Whooper do BK e o Big Mac do Mc em um só lanche? É, essa campanha rendeu engajamento de sobra no Facebook, Twitter, Instagram e site da marca.


Meme: Picanha Churras - Vinagretchen Para promover o lanche Picanha Churras e seu ingrediente diferentão no lanche, o vinagrete, o BK usou a icônica Gretchen, dando vida ao Vinagretchen no Twitter.


Netflix

Meme: Série Glow

O uso da Rainha do Rebolado não é de agora e muito menos foi ideia exclusiva da Netflix, mas, aproveitando o gancho dela ser (a também) rainha dos Memes e Virais da Internet, a equipe pensou em incluí-la junto a Rita Cadillac em um vídeo de divulgação da série Glow.

Viral: Maratonar ou dormir?

Maratonar, tá aí um verbo que a Netflix apadrinhou e conseguiu fazer com que as pessoas os aderissem. Se tornou um Viral marcante para a marca.

Catuaba Selvagem

Meme: Quando eu posto / quando me marcam


Aquelas famosas realidades que só as fotos marcadas podem trazer? Sim, a Catu também já explorou.

Viral que se tornou um Meme: Áudio pro ex

A Catu sempre busca mostrar situações cotidianas das relações entre as pessoas, seja entre amigos, namorados, “crushs”, etc, e esse é um dos exemplos perfeitos de um Viral que se transformou em Meme. Mais um “viva” as missões falhas ¯\_(ツ)_/¯


Deu pra ter uma noção de como eles trabalham, né? A sua empresa pode SIM utilizar dessa estratégia para gerar engajamento, mas aconselhamos que você analise bem todos os pontos que citamos nas dicas do MDC para não fazer dessa oportunidade, um belo tiro no pé.


Valeu pelo papo, Explor@dor! Espero que você tenha gostado!


Até mais,


Lu 🖖🏼


Fontes:


bottom of page