0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

¿Plata o plomo? As estratégias de divulgação da série “Narcos”!


Explor@dor, tudo certo?


Praticamente todo mês nós temos uma série nova nos aguardando na Amazon, Netflix ou Hulu, não é mesmo?

E justamente por conta dessa produção massiva, dessas novidades constantes que é necessário um plano de Marketing bem elaborado para se destacar em meio às outras porque às vezes, apenas o fato da trama ser sensacional, não basta.


Pensando nisso, trouxemos um case de sucesso da nossa querida Netflix: Narcos!

Com uma história baseada na vida de Pablo Escobar, o maior narcotraficante de cocaína Colombiano do mundo, mostra como construiu seu império na época e sua influência até hoje.


Sendo a série mais vista do Netflix pelo público norte-americano - dados recentes de uma pesquisa realizada pela Parrot Analytics, Narcos tem o privilégio de ter uma promoção “braba” e por ter tanta coisa bacana criada que decidi usá-las como exemplo para mostrar a você como uma boa divulgação pode ser impactante quando explora o assunto principal da obra, que, nesse caso, é o tráfico junto à peças/ações criativas.


Cases


Anúncio na capa de jornais


Para divulgar que a nova temporada de Narcos chegou, a Netflix criou anúncios para a primeira capa de jornal simulando a notícia verdadeira que veiculou em 1992 sobre quando Pablo fugiu da prisão.

Os jornais selecionados para a ação foram Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Zero Hora. Pouco imponente?

Fontes: Design Culture | B9



Spoiler - Wagner Moura no programa Chelsea Handler


A segunda temporada, que estreou em Setembro em 2016, ganhou essa mini inserção no talk-show da Chelsea Handler em que Wagner Moura foi entrevistado.

Durante o programa, Wagner deu o spoiler principal sobre o que aconteceria nessa new season: Pablo morre, e não, não foi sem querer. Algumas horas depois, o trecho da entrevista foi disponibilizado nos canais do YouTube da Netflix Brasil e dos EUA mostrando que isso era uma ação e que como eles estão tentando seguir à risca a trajetória de Escobar, ele precisaria morrer uma hora ou outra.


Confira o vídeo completo aqui.

Fonte: Canal do YouTube da Netflix


A ação continuou no Facebook também.


Fonte: Página Narcos no Facebook



Ampulheta


Você está lá, passando pela famosa Avenida Champs-Elysées na França e de repente se depara com uma ampulheta gigante com um pó branco simulando cocaína… Chocante!

Intitulada como “The White Countdown”, a peça contou o tempo até o lançamento mundial da terceira temporada.


Fonte: AdNews

Cocaína em bares e baladas


Ainda sobre a promoção da terceira temporada e seguindo a linha do elemento principal da série (a cocaína), a equipe de Marketing da série levou até banheiros de bares e baladas dos EUA uma realidade (adaptada) vista nos anos 90: adesivos colados nas louças das privadas, pias, porta-papéis e porta-copos simulando a droga que provavelmente teria vindo do tráfico do cartel de Cali (abordado na série) até o país.

Fonte: AdNews


Jogo


Desta vez, ainda para promover a terceira temporada, criaram o “Cartel Simulator”, jogo pensado para Messenger com o visual inspirado nas calculadoras de LCD dos anos 90.

A história do game leva o jogador a controlar um pequeno traficante que deve dinheiro aos chefões do Cartel de Cali e precisa achar um meio de melhorar o preço da droga para pagar sua dívida.


Fonte: Twitter Narcos


Cocainenomics


Em parceria com o The Wall Street Journal, Neflix criou um hotsite chamado “Cocainenomics” que traz reportagens com os agentes do DEA (Agência Anti-Drogas norte-americana), gráficos, fotos e até um mapa que mostra o universo do narcotráfico 😯


Clique aqui para acessar o site


Fonte: Cocainenomics


Vocabulário


O roteiro da série explora muitos bordões e palavrões que ficaram ainda mais famosos desde a utilização dos personagens. Pensando nisso, a Netflix criou diversos vídeos com ninguém mais, ninguém menos que Pablito ensinando como pronunciar cada palavra e em quais situações elas se encaixam melhor. Pouco sensa? 😂


Fonte: YouTube


Resumindo: o que vale é que não tem fórmula secreta para se criar uma campanha de sucesso, “mas contexto e timing são ferramentas que geram engajamento e simpatia em um cenário que implica diferenciais neste mundo de possibilidades e notícias 24 horas por dia, 7 dias por semana.” - AdNews.


E aí, teve alguma ação que te chamou mais atenção? Conta aí nos comentários!


Espero que você tenha curtido a matéria, Explor@dor!


Valeu pela companhia,


Is we e deixo você com aquela carinha que a gente está acostumado a ver sempre e ama de paixão!

Lu 🖖🏼


Fontes:

https://goo.gl/zQej3s

https://goo.gl/bndqbx

https://goo.gl/Ey7Thv

https://goo.gl/biFHoY

https://goo.gl/mfeVZW

https://goo.gl/Jmc6it

https://goo.gl/XicmF8

https://goo.gl/vPkhYm

https://goo.gl/TUKTCr

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352