0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Como o Marketing de Conteúdo pode mudar sua empresa


Fornecer informação que eduque e auxilie o consumidor na hora que ele precisa. Esta é a melhor maneira de construir autoridade, mostrar sua importância no mercado e garantir a fidelidade do seu público. O Marketing de Conteúdo faz isso por você!

Você se lembra quando, há alguns anos, todo mundo dizia que era preciso estar na internet para garantir o futuro do seu negócio? Pois bem, esta fase já passou.

Todas as grandes empresas entenderam o recado, criaram sites, perfis das redes sócias e começaram a marcar presença no mundo digital.

Mas e hoje, com todos brigando no mesmo ambiente, qual a melhor maneira de se diferenciar da concorrência e continuar atraindo e satisfazendo o cliente? A resposta é uma só: conteúdo de qualidade!

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital baseada na produção de conteúdo interessante para determinado público.

Seu objetivo não é fazer propaganda da empresa ou tentar empurrar algum produto. Seu conteúdo deve falar sobre o que o público-alvo precisa, ensinar, responder suas dúvidas e sanar suas dores.

Utilizar esta estratégia pode transformar a empresa em uma referência do seu negócio e fazer com que a pessoa que consome seu conteúdo se torne uma cliente e divulgadora da sua marca.

Porque esta estratégia funciona

Você já contou quantas vezes se irritou com aquele pop-up ou aquele banner de publicidade que aparece durante sua navegação na internet? E com a quantidade de e-mails de propaganda de produtos que você nunca quis na sua caixa postal?

Pois é, estas estratégias do marketing tradicional há tempos deixaram de ser tão eficientes. Isso porque elas se concentram apenas em falar da empresa ou do produto, sem se preocupar com o que as pessoas querem ou precisam.

A regra fundamental do Marketing de Conteúdo é atender o público, alimentando-o com informação. É como convidar alguém para seguir seu blog, site ou rede social oferecendo apenas conteúdo importante para esta pessoa.

Se o que oferecer for realmente útil, você ganha sua audiência e passa a ser visto como uma autoridade no assunto. Daí para ganhar um cliente é um passinho.

Como praticar o Marketing de Conteúdo

Existem várias formas de alimentar o público com conteúdo de qualidade. As mais comuns são:

  • Artigos no blog;

  • Posts nas redes sociais;

  • Produção de infográficos e E-books;

  • Textos elaborados para E-mail Marketing;

  • Produção de vídeos educativos.

Em todos estes casos, o foco deve ser atender o público que busca informação.

Imagine, por exemplo, uma loja de objetos de decoração. Seguindo uma estratégia de Marketing de Conteúdo, seu blog e redes sociais seriam compostos, principalmente, por artigos sobre decoração e novidades deste universo.

Seus vídeos trariam dicas de especialistas para decorar diferentes ambientes. O mesmo vale para os e-mails e outros materiais educativos. Eles acompanhariam o público-alvo pelo processo de descoberta do mundo da decoração.

Fazer propaganda não é o objetivo

Em nenhum momento o conteúdo da loja focaria na venda. Isto porque o objetivo não é fazer propaganda dos produtos, nem ficar salientando as vantagens do estabelecimento diante a concorrência. O foco está em atender e não em forçar uma venda.

Imagine que este conteúdo seja tão bom, que toda vez que pensar em decoração, a pessoa acesse o blog da loja, busque a fanpage ou um vídeo postado com alguma dica. Isto seria um sinal de autoridade construída, concorda?

É bastante provável que a pessoa indique o blog da loja quando souber de alguém com interesse por decoração. É claro que também é grande a chance da loja ser a primeira opção de compra quando esta pessoa pensar em decorar um ambiente.

O conteúdo fornecido vai ter criado uma relação entre a pessoa e o estabelecimento. Uma relação baseada em confiança na autoridade e respeito. Uma vez criado este vínculo, é muito difícil que ele seja quebrado.

Marketing de Conteúdo não é tendência, é realidade

O Marketing de Conteúdo não é uma coisa nova, sabia? Empresas estrangeiras utilizam esta prática com sucesso desde o final do século XIX.

Você talvez já tenha consumido conteúdo fornecido por empresas em forma de revistas e guias que faziam parte desta estratégia.

Você deve se lembrar do livro de receitas do açúcar União ou do Guia Quatro Rodas, que catalogava postos, hotéis e restaurantes. Eles são bons exemplos do uso do Marketing de Conteúdo no Brasil antes da era digital. Eram produtos que faziam com que você confiasse na marca!

O que mudou hoje é que a tecnologia permite alcançar um número muito maior de pessoas por um custo muito menor. Hoje em dia, o número de empresas que aplica o Marketing de Conteúdo cresce a cada ano no país. A alta concorrência estimula esta busca por formas de atrair a atenção do público.

Segundo o relatório Content Trends, elaborado pela Rock Content, autoridade no assunto, 71% das empresas adotam o Marketing de Conteúdo como estratégia. Entre as que não usam, 68,9% têm a intenção de adotar.

Como anda o seu conteúdo?

Vamos falar do seu negócio. Qual estratégia está utilizando para atrair e manter seus clientes online? Que tipo de conteúdo está fornecendo? Você está tendo os resultados que deseja?

Agora que conhece o Marketing de Conteúdo talvez seja o momento de rever seu planejamento. Caso opte por seguir este caminho, tenha certeza de ter pessoas habilitadas para colocar a estratégia em prática.

Continue acompanhando nosso blog e veja outras dicas de como sua empresa pode fazer mais sucesso na internet.

Até,

Gustavo Cândido

***Gustavo Cândido é o responsável pela estratégia e o conteúdo da Conten | Conteúdo e Comunicação Digital.

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352