0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Manual para quem quer abrir uma franquia

No que investir? Quais as franquias mais lucrativas? A gente ajuda você nesse caminho!

Você quer investir em algo, isso está claro. Mas um negócio totalmente novo e sem segurança de retorno é complicado, como calcular esse tipo de risco? Investir no escuro fica fora de cogitação. E é aí que entram as franquias. Com elas, você queima etapas e evita riscos desnecessários, que são comuns em negócios que começam do zero. Alguns fatores vão fazer você se interessar mais:


O know-how está garantido

Você encontra no franqueador todo o conhecimento que vai precisar para levar o negócio em frente. Até porque ele tem anos de experiência nisso. São treinamentos e consultorias que tornam você e sua equipe aptos para levar o negócio em frente com mais segurança. Sem contar que você sempre tem a quem recorrer na hora da dúvida.


Plano estruturado

Toda franquia tem um modelo de negócio a seguir e, com isso, já se sabe o investimento a ser feito. Diferente de um negócio criado do zero, no qual sempre aparecem gastos extras. Investimentos posteriores também são calculados de acordo com o fluxo de caixa.


Marketing? Confere!

Qualquer franqueadora sabe bem que precisa do marketing pra alavancar os lucros e até prospectar novos negócios. Por isso, quando você passa a ter uma franquia, provavelmente vai contar com um plano de marketing definido e certeiro, que já conhece as personas, como atingir o público-alvo e qual o conteúdo mais indicado a ser feito.


“Como eu sei que a franquia em que vou investir é lucrativa?”

Isso você descobre através do ROI (Retorno sobre o investimento) e PRI (Prazo de Retorno do investimento), que lhe dá o tempo em que o dinheiro investido será recuperado. As consultorias do franqueador também trazem alguns dados, mas não se esqueça que tudo isso conta com variáveis (imposto, energia, água, fornecedores, etc), comuns em qualquer negócio.


E os investimentos?

O empreendedor terá que arcar com custos obrigatórios, como a instalação da loja e as taxas que deverão ser pagas ao franqueador. Basicamente são: taxa de franquia (obrigatória para ter o direito de utilizar a marca e fazer a nova instalação), capital de giro (o mínimo necessário para o funcionamento da unidade de franquia), ponto comercial (seja o aluguel ou a compra do ponto), royalties (que variam de acordo com o contrato, mas consistem em uma porcentagem do lucro mensal da unidade).

Lembre-se de se informar com o franqueador sobre a taxa de progressão das lojas da franquia, porque assim você tem uma noção bem real de como será o crescimento da sua loja.


“Quero uma franquia lucrativa” O ideal é você estudar bem antes de definir em qual franquia você pretende investir, estudar a região onde ela estará localizada também é importante, além disso você precisa ficar atento a todas as consultorias e dicas do franqueador. Alguns pontos pra levar em consideração:


Você se identifica com o segmento da franquia? Porque de nada vale investir tempo e dinheiro em algo que não tem a ver com você. No futuro, você acaba refém de um negócio e isso não é o ideal.

Sua franquia está bem conceituada no mercado? Leia bastante a respeito, visite a loja-piloto, pergunte a clientes da franquia… Nada de entrar no escuro em um negócio novo.


Converse com outros franqueados: Eles são as pessoas mais indicadas a falar pra você como é a relação franqueador-franqueado. Um relacionamento transparente sempre é o ideal.


Estude seu novo negócio: todos os documentos que receber devem ser analisados pacientemente. Se surgir dúvidas, converse com advogado, contador ou o profissional que mais tiver em comum com a questão.


Fique de olho nos resultados: faça comparativos com os resultados financeiros da sua franquia e não se restrinja a uma unidade, caso os negócios estejam em uma crescente. Novas franquias podem fazer você seguir prosperando.


Algumas das franquias mais lucrativas


Odontoclinic É um modelo de clínica multifuncional, que oferece soluções para tratamentos odontológicos de qualidade, de forma acessível. Tem 170 clínicas no Brasil e é reconhecida pelos consumidores e como modelo de franquia rentável. Pra você ter uma ideia: 70% dos franqueados têm mais de uma clínica.


Maria Brasileira

Focada em serviços que facilitam a limpeza e o cuidado com casas e empresas. São cerca de 200 franquias espalhadas por 24 estados brasileiros, ganharam o selo Top 25 de Franchising.


Patroni Pizza

Eleitos pela quarta vez como uma das melhores franquias de alimentação pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, a Patroni só entrou no ramo de franquias depois de 20 anos do início. São 172 unidades até o momento.


Não+Pêlo

Foi a empresa que idealizou o conceito de tarifa única por área e sessão e ajudou a democratizar a fotodepilação no Brasil. Recebeu o selo Excelência em Franchising 2019, são mais de 290 unidades no Brasil.


Outros negócios em alta: alimentação, como foco em produtos naturais, vegetarianos e veganos.

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352