0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Entenda a importância de se ter um site responsivo e como criá-lo



Atualmente, cerca de 40% das pessoas acessam a Internet pelo celular, tablets, notebooks, entre outros dispositivos. - blog Marketing de Conteúdo. Sendo assim, precisamos oferecer a elas sites que se enquadrem em todos os seus aparelhos para facilitar sua navegabilidade.

É nesse ponto que entra o design responsivo, uma técnica que adapta as páginas da web de um site a diferentes telas, reorganizando todo o conteúdo de acordo com o aparelho que você tem em mãos.


Confira alguns prints do nosso site:


Fonte: Descoberta Digital 🖖🏼

E por que (além de facilitar a vida do usuário) é importante?

- Porque evita que você tenha que criar diferentes páginas para cada tipo de dispositivo, o que reduz o tempo de desenvolvimento;

- Quando é criado o design responsivo, assim que você acessa o conteúdo ele é automaticamente reestruturado de acordo com o tamanho do visor;

- As páginas responsivas se posicionam muito melhor e mais rápido no SEO - já que você não precisa criar várias outras.


Com isso em mente, a galera do blog Marketing de Conteúdo do grupo Rock Content reuniu algumas dicas para ajudar você a fazer seu próprio design responsivo. São elas:


Primeiro: busque por referências

Antes de “colocar a mão na massa”, faça uma pesquisa e entenda como as empresas com serviços/produtos semelhantes ao seus estão fazendo. Verifique como a responsividade se porta tanto em seu desktop quanto no celular/tablet, assim você consegue ter mais detalhes sobre a quantidade de zoom e scroll necessária que a pessoa vai ter ao acessar os conteúdos.


“As URLs que não precisam de muitas adaptações de zoom ou de utilização frequente da barra de rolagem são consideradas mais fáceis de navegar.”


Foque na velocidade de carregamento

A velocidade é a alma do negócio quando se trata de sites. A maioria das pessoas precisam da informação “x” agora, não tem tempo de esperar e caso o seu demore para passar a mensagem que o usuário está esperando, você corre o risco da pessoa desistir da navegação.

Evite os itens desnecessários e escolha os que ajudam na ação.


Procure evitar efeitos

Os efeitos de transição podem encher os olhos quando vistos no desktop, mas quando acessados pelo celular, tablet, etc, a realidade muda.


“É importante que no momento de desenvolver a página você meça continuamente quais são os efeitos que funcionam e são apreciados pelos usuários.

Ou seja, se em suas avaliações você perceber que os efeitos que você está usando na sua página não funcionam bem em dispositivos móveis ou se por acaso você perceber que com os efeitos seu número de conversões diminuiu, certamente é o momento para repensá-los.”



Busque por imagens flexíveis

Deixe de lados as imagens pesadas tanto em tamanho quanto em seu visual. Quando tratamos de um site adaptável, o ideal é utilizar imagens mais leves, adequando-as a cada página e tamanho sugerido pela plataforma.


Não se esqueça dos textos

A tela dos celulares variam bastante, sendo assim garanta uma leitura boa ao usuário em todos os diferentes tamanhos. O recomendável é seguir o padrão: 16px para evitar que o zoom seja aplicado pelo usuário várias vezes.


Faça por meio de ferramentas de web design

Não é necessário que você seja um Designer para criar um design responsivo. Você pode apostar em ferramentas de Web Design que estão disponíveis na Internet que com certeza te auxiliarão de maneira fácil e rápida.

O MC indica:

Sketch: programa desenvolvido para criar interfaces que trabalha com vetores;

Adobe Muse: o programa propõe interface simples e bem intuitiva para quem está criando sozinho;

Froont: parecido com o Adobe Muse, o Froont te ajuda a criar seu site pelo seu navegador, sem a necessidade de instalar ou comprar algo.


E aí, agora dá pra criar o seu?


Caso precise de ajuda para construir um ou para torná-lo responsivo, é só falar com a gente!

👽 descoberta-digital.com | ☎ (14) 3012-0075

📧 contato@descoberta-digital.com


Até mais,


Luisa 🖖🏼


Fonte:

https://goo.gl/j5c3yq


  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352