• Mariana Scherma

Mulheres inspiradoras: elas podem ajudar você a criar coragem

Essas mulheres mudaram o mundo às suas voltas e são referência de coragem e pioneirismo

Se hoje ainda é complicado para muitas mulheres trabalharem fora e cuidarem dos filhos e família, imagina em 1900, quando a física Marie Curie começou a mexer com radioatividade. Ou então pense na dificuldade que é estudar em um país dominado pelo Talibã, como ocorreu com Malala Yousafzai. Histórias de mulheres inspiradoras é o que não falta no Brasil e no mundo. Reunimos alguns relatos e frases ditas por essas mulheres que, com certeza, vão fazer você chacoalhar a poeira e encarar as dificuldades pelas quais possa estar passando...

Michelle Obama

Casada com Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, Michelle é advogada e escritora. Aliás, ela e Barack se conheceram em uma firma de direito, na qual Michelle era tutora do futuro marido. A princípio, Michelle foi contra a candidatura de Barack e aparecia pouco nos compromissos de campanha para continuar trabalhando e cuidando das filhas. No começo da campanha, muitos veículos a retratavam como “brava”. Na Casa Branca, Michelle trabalhou muito por desabrigados e defendendo os direitos das mulheres, como a Lei de Igualdade de Pagamento (que Barack assinou em 2009).

“Afaste-se de amizades que fazem você se sentir pequeno e inseguro, e procure pessoas que o inspirem e apoiem você”

“Quando alguém é cruel ou age como um valentão, você não se rebaixa para o nível deles. Não, nosso lema é, quando eles vão baixo, nós vamos alto”

“Nenhum país pode verdadeiramente florescer se reprime o potencial de suas mulheres e se priva das contribuições de metade de seus cidadãos”

Hebe Camargo

Rainha da televisão brasileira, sua história até se mescla com a história da nossa tevê. Hebe nasceu em pleno dia 8 de março. Em 2008, anunciou que estava lutando contra um câncer. Aos 81 anos, a apresentadora se curou da doença, trocou de emissora (saiu do SBT e foi para a Rede TV) e começou uma nova etapa em sua vida, provando que idade não é impedimento pra nada.

“Eu não tenho solidão. Sou feliz comigo.”

“Não aguentei, fiquei dois anos em casa e voltei à TV. Não nasci para depender de homem”

“Para ser mãe, a gente tem que desejar um filho. Ele tem direito à vida, é verdade. Mas com amor dos pais, com condições para crescer com saúde e boa educação. Quem vai garantir isso?"

Susan Wojcicki

Susan é CEO do YouTube e viu o Google florescer na garagem da sua casa, quando alugou sua garagem para Sergey Brin e Larry Page. Foi por insistência de Susan que o Google comprou o YouTube, ela viu antes de todo mundo o potencial enorme da plataforma de vídeos.

“Independentemente do sexo, os CEOs são medidos pelos mesmos critérios - o crescimento e o sucesso do negócio”

“Minha mudança mais radical foi deixar a Intel e me juntar ao Google, uma pequena startup na época, apesar de eu estar grávida”

“As coisas estão sempre mudando. Parte de ser bem-sucedido é estar confortável em não saber o que vai acontecer”

Rita Lee Cantora, compositora, atriz, escritora… Famosa pelo seu rock, Rita transita também pelo pop, tropicalismo e MPB. Uma das grandes referências para as mulheres que decidiram também tocar guitarra. Rita é vegetariana, defensora dos direitos animais e famosa por não ter papas na língua.

“Adoro cicatrizes, tatoos da vida. Me fazem lembrar que eu fui mais forte do que aquilo que me feriu…”

“Hormônios femininos não causam irritação. São os hormônios masculinos que ficam falando aquelas me%@& lá e elas se irritam”

“O medo de sofrer é pior que o sofrimento em si. Todos vão me machucar, só me resta escolher quem merece minha dor”

Malala Yousafzai Malala é uma ativista paquistanesa e a pessoa mais nova a ganhar um prêmio Nobel. Sua história é de luta, dor e inspiração. Ela escrevia sob pseudônimo para um blog da BBC detalhando como era viver sob a ocupação talibã no Paquistão, até que um dia, antes de entrar na van escolar, um homem a chamou pelo nome e disparou três tiros em sua direção. Um deles lhe acertou a testa. Malala permaneceu muitos dias inconsciente e em estado grave, mas se recuperou. A tentativa de assassinato reverberou no mundo todo. Foi quando surgiu uma petição da ONU chamada I Am Malala ("Eu sou Malala"), exigindo que todas as crianças do mundo estivessem inscritas em escolas até ao fim de 2015. Essa petição originou a primeira lei do Paquistão que impulsiona o direito à educação. Desde então, Malala, hoje com 21 anos, é referência na luta pela educação.

“Eu não quero ser lembrada como a ‘garota que foi baleada pelo Talibã’, mas a ‘garota que lutou pela educação’. Esta é a causa a qual eu quero dedicar minha vida”

“Se um homem pode destruir tudo, por que uma garota não pode mudar isso?

“Eu conto a minha história, não porque é única, mas porque não é. É a história de muitas garotas”

Marie Curie

Marie foi cientista e uma das primeiras a pesquisar sobre radioatividade. Ele foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e a única até agora a ganhá-lo duas vezes, também foi a primeira mulher a ser aceita como professora na Universidade de Paris. Muito pioneirismo pra uma só pessoa. Marie também fundou os Institutos Curie em Paris e Varsóvia, que ainda hoje são grandes centros de pesquisa médica.

“Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre as ideias”

“Você não pode esperar construir um mundo melhor sem melhorar os indivíduos. Para esse fim, cada um de nós deve trabalhar para o nosso próprio aperfeiçoamento”

“Tenho sido frequentemente questionada, especialmente por mulheres, sobre como conciliar a vida familiar com uma carreira científica. Bem, não foi fácil”