0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Fotos para e-commerce: a qualidade faz toda a diferença no seu negócio

Nada mais desanimador que uma loja virtual com fotos que mal mostram o produto. Como não ser essa loja? É só ler o texto



O segredo para você ter um e-commerce de sucesso? Não espere uma receita de bolo com passo a passo para isso, vai ser preciso fazer um plano de negócio eficiente, conhecer seu diferencial, estar de olho na concorrência, ter uma logística muito bem estruturada… Mas tem um detalhe que parece simples e passa batido pela maioria das pessoas: as fotos.

Quem vai comprar um produto on-line já não tem a experiência de tocar o objeto, por isso as fotos para e-commerce devem ser uma garantia para que o consumidor não desista da compra. Alguns detalhes contam demais na produção das imagens. Preparado?


Contratar um profissional ou não? Um fotógrafo profissional tem todo o equipamento e a experiência necessários para que as fotos tenham qualidade. Se você decidir tirar por conta própria, saiba que será preciso uma câmera profissional ou semiprofissional (por mais que um celular tenha uma câmera boa, nem sempre é ideal) e know-how, com técnicas de sombra e foco, por exemplo. No começo, pra quem não é profissional, vai ser preciso fazer muitos testes ler tutoriais e ver vídeos explicativos.


Iluminação

A luz natural é altamente indicada. Quando for possível fazer fotos externas, o período ideal é sempre o começo da tarde. Se o ambiente for fechado, o ideal é checar a entrada de luz natural para escolher o melhor momento das fotos. A luz branca (artificial) é necessária para iluminar o produto e garantir mais nitidez aos traços deste.


Sombras

Se o fotógrafo não domina a técnica, o mais recomendado é usar a luz uniforme e deixar a foto o mais natural possível. Um erro bem comum é fazer fotos com “sombra dura”, que passa uma impressão de principiante e até de má qualidade ao produto. E muito cuidado com o flash: use apenas se necessário e sempre como um difusor sobre ele.


Fundo infinito


Pra quem é um estranho no universo das fotos, o fundo infinito é uma tela de cor única, que forma uma espécie de horizonte para que o produto seja fotografado. A cor vai do branco ao preto e não deve brigar com a tonalidade dos produtos (um produto branco fotografado em fundo branco vai perder muito nos detalhes). O fundo infinito é a certeza que seu produto será o destaque da foto.


Vários ângulos Qual a sua reação ao pesquisar em um e-commerce e ver um produto com uma foto só e sem detalhes? Dá uma desanimada, normal. Para não correr esse risco, explore o produto e mostre vários ângulos e todos os seus detalhes. Supondo que seja uma bolsa: fotografe a frente, as laterais, detalhes da alça, a parte de trás, bolsos internos e forro. Não há uma quantidade de cliques ideal, o fundamental é sanar a curiosidade do consumidor sobre o produto.


Acerte a escala Você compra achando que o produto tem um tamanho e, quando chega, é bem diferente? O problema aí é de escala. Você resolve isso tirando as fotos do seu produto próximo de algum objeto que ajude as pessoas a compreender o tamanho real. Colocar as dimensões na descrição também é necessário.


Filtros: será? Cuidado com filtros. Eles distorcem a cor original do produto e podem causar até devolução após a compra. Quanto mais real sua foto for, menos problema você terá. Filtros servem mais para fotos artística, sem foco em compra.


Tripé sempre

Não é todo mundo que garante firmeza na hora de segurar a câmera. O efeito disso são fotos borradas e tremidas, com pouco foco. Para resolver, apoiar a câmera em um tripé é o melhor jeito.


Tratamento de imagens Muito improvável que uma foto saia perfeita da câmera, é o tratamento que vai acertar os detalhes que faltam. Ele pode ser terceirizado ou você mesmo pode se arriscar. O Photoshop é uma dos programas mais usados para isso, mas não o único. Algumas aulas virtuais já ajudam a entender o programa.

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352