0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Bye bye click-bait: Facebook passa a punir fake videos


Explor@dor, antes de começarmos a falar sobre mais essa atualização do Facebook, me conta: você por algum acaso já chegou a trabalhar com “click-bait”? Se sim, tenho más notícias para você… Se não e caso você nem saiba o que é isso, continue lendo esse post para entender melhor essa “tática”.


O “click-bait” nada mais é do que uma postagem que se assemelha a um vídeo por trazer em sua capa/imagem, o símbolo de play. Geralmente possuem um título bem chamativo como “Filmei minha mãe e veja no que deu” para conseguir o seu clique. Ao clicarmos nesse post, achamos que ele vai reproduzir um vídeo, quando na verdade nos direciona para um site (que muitas das vezes é de baixa qualidade) qualquer com conteúdos aleatórios.


Fonte: News Room Facebook


Geralmente as pessoas fazem isso para gerar um maior tráfego em seu site e, consequentemente, quando um site recebe mais visitas, você pode rentabilizar através de anúncios pagos no Google AdSense.


O Facebook, que já não curte muito links compartilhados em sua rede e que já tem realizado várias atualizações para evitar que as pessoas saiam do aplicativo (saiba mais sobre os links externos nesse post aqui), decidiu diminuir os casos de click-bait também.

Ontem (17), foi postado no News Room do Facebook que todas as postagens que tiverem imagens estáticas que simulem vídeos com objetivo de “caçar seu clique” direcionando-o para um site, terão uma grande queda na distribuição do conteúdo.


“As pessoas querem informações precisas no Facebook, e nós também. Quando as pessoas clicam em uma imagem no Feed de Notícias que exibe um botão de reprodução, elas esperam que o vídeo comece a rodar. (...) Para limitar essas experiências, nas próximas semanas, histórias que apresentem botões falsos de reprodução de vídeo e imagens estáticas disfarçadas de vídeos começarão a perder relevância no ranking do Feed de Notícias globalmente...” - Baraa Hamodi e Zahir Bokhari, engenheiros do Facebook.


É Explor@dor, se você utiliza esse meio, saiba que está na hora de se reinventar e procurar outras formas de chamar a atenção do seu público na “rede social Zuckerberg”.


Até a próxima com mais novidades!


Até,


Lu! 🖖🏼

Fontes:

https://goo.gl/akfhYk

News Room Facebook

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352