0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Transformação digital


“Um negócio que não se digitaliza tem grandes chances de morrer”. Curto e grosso, é assim que Gary Vaynerchuk, especialista em tecnologia inicia suas palestras há algum tempo.

A transformação digital é tema recorrente para quem busca por inovação e esse tema precisa se tornar urgente para qualquer tipo de negócio.

Atualmente não existe nenhuma empresa que não pode ser ameaçada pelas inovações criadas pelas startups, nem as gigantes. Isso aconteceu com as redes hoteleiras, por causa do Airbnb, o monopólio dos taxis e o setor automotivo com a Uber.

Nenhuma empresa esta imune a isso, seja um negócio offline ou online. A mudança em questão não é somente a aquisição de um moderno sistema de controle, o importante é encarar as mudanças e entender como o consumidor compra e se relaciona com sua empresa ou marca, para assim criar insights para aperfeiçoar a experiência do usuário.

Com certeza essa ação abre caminho para a omnicanalidade, ou seja, quando uma rede ou um negócio consegue interagir e vender em todos os canais de venda online e offline da mesma forma, sem nenhuma dor de cabeça adicional. O consumidor ter a liberdade para comprar online e trocar no offline, ou vice-versa, com certeza traz grandes dificuldades para qualquer negócio, porém, essa conquista é somente de empresas engajadas em inovação e ter esses serviços a curto prazo depende muito disso. INOVAÇÃO.

Segundo estudos da consultoria McKinsey, um negócio criado em 1955, poderia viver 60 anos sem riscos, hoje, uma empresa dura em média 15 anos. Para aumentar essa expectativa de vida, existe apenas um único caminho: acompanhar a transformação digital. Mas como fazer isso em meio a tantos outros desafios?

Um passo importante são os gestores estarem envolvidos com o digital. Isso não é assunto apenas para cargos que assumem a tecnologia do negócio, mas também responsáveis pelo marketing, finanças, recursos humanos e etc. Precisa existir um ambiente que fomente a transformação digital no seu negócio.

Um segundo passo é criar projetos pilotos na sua empresa totalmente digitais, para mensurar e entender os resultados, mas não adianta parar caso os resultados não sejam satisfatórios, de início não vai ser mesmo.

Outra tarefa é desbravar as novas tecnologias, colocando algumas pessoas do time para estudar e entender os impactos para assim implanta-las em seu negócio.

Por exemplo, o que você sabe sobre a rede 5G?

A tecnologia promete internet ultralarga e com um nível muito alto de confiabilidade. Alguns especialistas acreditam que ela vai permitir não apenas construções de cidades conectadas e carros autônomos, mas também uma nova onda de inovações na indústria que poderão ser totalmente automatizadas com dispositivos inteligentes.

A transformação digital é tão diversa que mexe com todas as bases do negócio e eu tenho certeza que você está me achando exagerado e que seu negócio familiar é sólido e não vai sofrer no futuro. Espero que esteja certo, mas eu fico com o meu exagero.

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352