0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

A pergunta que não quer calar: E-mail Marketing funciona?


Explor@dor, tudo bem?


Hoje vamos falar sobre E-mail Marketing! É, não vale fazer cara feia achando que essa ferramenta não funciona e que ela morreu porque ela funciona SIM e foi justamente por ela ser efetiva que eu quis abordar esse tema aqui com você. Mas, antes de começarmos, vai minha pergunta: você sabe o que é?


Bom, E-mail Marketing é todo o tipo de comunicação que acontece entre uma empresa para com os seus clientes potenciais via e-mail (como o próprio nome já diz). Existem vários conteúdos que podem ser transformados em E-mail Marketing e que você provavelmente já tenha recebido na sua caixa de entrada como confirmação de uma compra online, oferta de passagem aérea, promoções, newsletter, entre outros.

Quando o e-mail começou a ser usado como ferramenta de Marketing a um tempo atrás, ele era visto apenas como uma versão digital de “mala-direta”, que enviava aos contatos propagandas de maneira massiva, sem muita relevância e segmentação no conteúdo para quem o recebia. Foi por conta desse mau uso que essa ferramenta passou a ser vista como ineficiente pelos profissionais de comunicação. Com estudos em cima disso, houve uma evolução e hoje nós conseguimos enxergar que é um negócio daora demaisss! É uma das maneiras “mais pessoais de se comunicar com os consumidores através de uma troca direta de mensagens” - Marketing de Conteúdo.



Porque usar?



O E-mail Marketing pode ser uma ótima opção em meio a tantas mídias sociais que continuam ganhando ênfase no Marketing Digital sendo uma maneira alternativa, um método certeiro de coletar endereços de e-mail e telefones para você aumentar a relevância da sua marca entre seus contatos!


O E-mail Marketing entra como uma ferramenta alternativa na comunicação da sua empresa fugindo um pouco das mídias convencionais do Marketing Digital (como Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, etc) e o melhor: ajuda você a coletar endereços de e-mail e telefones dos seus clientes para criar uma comunicação mais íntima, direta e certeira da sua empresa com o seu consumidor.


Além disso, ele possui grande alcance (2,5 bilhões de usuários no e-mail só em 2015, segundo a galera do Marketing de Conteúdo e Radicati), concentra todas as ações que fazemos em outros canais (como cadastros em lojas por exemplo), possui um alcance previsível, formato flexível (possibilita uso de imagens, vídeos e textos), e o melhor argumento vem agora: tem alto retorno financeiro pois “você não precisa investir muito inicialmente e tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita” - Marketing de Conteúdo. Tá bom ou quer mais?



Como consigo fazer isso funcionar?


Vamos por 5 etapas básicas:


1. Utilize (sempre) sua própria base de e-mail


Sabe aquelas várias informações que você captou ao longo do tempo a partir do seu site? Então, use esses contatos e não mailings comprados (acredite, existe!) porque além deles não darem resultado, isso prejudica a reputação do seu site. Então sem ladainha e preguiça! Tenha paciência e construa sua base de e-mail da maneira correta para poder ter resultados qualitativos.


2. O interesse do leitor começa pelo título


Invista em títulos chamativos, inovadores e curtos! São a partir deles que o consumidor cria interesse em continuar lendo o que virá a seguir, você evita deles não serem exibidos por completo ou serem vistos como SPAM pelo servidor. Ah, procure evitar textos massivos também.


3. Explore uma comunicação (bem) pessoal


Busque usar palavras mais “leves” e termos não tão genéricos, algo que desperte a curiosidade e que faça com que o leitor daquele conteúdo se sinta perto de você. Fazendo isso, as chances da pessoa abrir o e-mail serão bem maiores das próximas vezes, eu garanto!


4. Seja direto e conciso

Deixe claro ao seu consumidor o que você espera que ele faça após ler o seu e-mail. Por exemplo: “Acesse agora o nosso E-book e entenda...”, “Clique e acesse o nosso site para mais informações…”, entre outros. E mais uma vez, só para reforçar: evite conteúdos longos e cansativos.


5. Tenha bom senso

Se a pessoa já recebeu o seu e-mail uma vez com o conteúdo “x”, porque enviá-lo novamente? É aquela coisa de se colocar no lugar do amiguinho e pensar “eu ia curtir receber essa mesma informação 2 ou mais vezes?”.

E aí, deu pra aprender um pouco sobre e quebrar aquele conceito velho de que E-mail Marketing é inútil? Eu espero que sim! 🤘🏼


Se você curtiu essa ferramenta e tá afim de explorá-la, entre em contato com a gente! Aqui na Descoberta nós fazemos a sua empresa vender mais através dos meios de comunicação que mais combinam com você e sua empresa!


Nosso contato:


End: Rua Gerson França, nº 14-09 (Bauru - SP) E-mail: contato@descoberta-digital.com

Tel: +55 (14) 3012-0075


*Newsletter: é um boletim informativo que possui uma publicação fixa da empresa para seus clientes



Até a próxima,


Luisa Ferrari.



Fontes:

https://goo.gl/GNAlDa

https://goo.gl/jmA7Qb

https://goo.gl/tJQfFF

https://goo.gl/uEWsJL


  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352