0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Cultura digital na empresa: por que ter e de que forma implementar?


Independente a idade, a profissão, a classe social ou qualquer característica, certamente você já presenciou uma situação em que todos ao seu redor estavam com os olhos voltados para a tela de um smartphone, certo? Isso porque, é assim que a maioria das pessoas passa grande parte do dia. Se você ainda não implementou a cultura digital na sua empresa e não está disponível nessas telas de celulares, você está perdendo muitos negócios.

Colocar em prática essa cultura em uma organização vai muito além de criar e alimentar uma página em alguma rede social ou ter e-mails personalizados com o nome dos funcionários. Consiste na utilização estratégica das tecnologias disponíveis no mercado para aperfeiçoar desempenho, aumentar o alcance, melhorar resultados e a visibilidade das empresas.

Veja abaixo tudo o que você precisa saber para começar hoje mesmo a estruturar a cultura digital na sua empresa!

Quais os negócios podem investir em cultura digital?

A resposta para essa pergunta é fácil: todas as empresas que querem obter resultados satisfatórios, que desejam estar atualizadas em relação ao seu mercado e aos seus clientes, bem como aquelas que estão dispostas a melhorar o desenvolvimento de toda a sua equipe. Sua empresa tem algum desses objetivos ou todos eles? Então já sabe o que fazer!

Se o seu negócio é novo e está em processo de formação, a implementação do digital já é uma das necessidades iniciais — e se não for, reveja esse processo antes de colocá-lo em prática. Para as empresas com mais tempo de atuação e que já possuem certa autoridade no mercado, a efetivação do digital vem como um investimento, assim como todos os outros que foram realizados para que ela chegasse onde chegou.

Quais são as vantagens desse investimento para a minha empresa?

A utilização de forma estratégica de tecnologias na cultura digital pode trazer uma série de benefícios. Entre eles:

  • ajudar a conquistar novos clientes e na manutenção dos já existentes;

  • aumentar a velocidade dos processos da sua empresa com automações;

  • estimular seus colaboradores e torná-los ainda mais produtivos;

  • contabilizar facilmente e de forma detalhada os números que sua empresa vem obtendo;

  • agilizar e facilitar a comunicação com o seu público;

  • ampliar a publicidade e torná-la mais barata.

Se mesmo depois de ler todos esses benefícios você ainda não se convenceu de que precisa se inserir no mundo digital, realize uma pesquisa dos seus principais concorrentes nos buscadores da internet. Se eles já aderiram a cultura digital, sua empresa está atrasada. Caso não, essa é uma excelente oportunidade de sair na frente!

De qual forma implementar a cultura digital?

Realizar mudanças em uma empresa não é algo que acontece da noite para o dia, pois isso leva tempo e demanda paciência. Para começar, nossa dica é que você dê exemplo para os demais. Mostre como o uso de ferramentas pode otimizar a rotina de trabalho, economizando tempo e automatizando o que antes era feito manualmente e de forma mais trabalhosa.

Uma boa prática é promover alguns treinamentos ou pequenas conversas com os profissionais. Não deixe ninguém de fora desses bate-papos, certo? Inclua tanto aquelas pessoas que já tem facilidade nos meios digitais, quanto os que não têm tanta familiaridade.

Além do trabalho interno, também deve ser apresentada essa nova postura da empresa para o público externo. Para isso, nada melhor do que marcar presença no ambiente online com a criação de blog, site e perfis em redes sociais. Se você não tiver tempo disponível para colocar esse plano em prática, pense na possibilidade de trabalhar com uma equipe especializada em marketing digital.

Não precisa radicalizar e mudar todo o comportamento da sua empresa de uma hora para outra, mas assuma a postura de quem acompanha as tecnologias e as utiliza de forma produtiva e rentável. Se não der para implementar a cultura digital na empresa de uma vez, faça aos poucos, mas não deixe de fazer!

Se você gostou deste post e quer continuar recebendo informações relevantes para a sua empresa, nos siga no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e não perca mais nenhum conteúdo.

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352