0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Saiba como conquistar o consumidor em tempos de necessidades imediatas!


Explor@dor, já é um fato que o comportamento do consumidor mudou diante das evoluções e facilidades tecnológicas que temos hoje, e que com isso fica ainda mais difícil nos destacarmos em meio a todos, ainda mais quando não fornecemos uma jornada de compra eficiente e satisfatória. E quando digo eficiente é desde a visita ao produto na loja quanto no site.


Conversar, matar o tempo e resolver assuntos hoje em dia podem (e são) muito bem resolvidos pelo celular, durante centenas de vezes ao dia.

“A nova pesquisa feita pela consultoria Provokers, com exclusividade para o Google Brasil, mostra que 79% dos usuários de smartphones esperam obter informação imediata quando usam o aparelho para procurar informações na internet”, ou seja, aquele antigo hábito de pesquisa no desktop deixou de ser protagonista, e você precisa pensar de maneira mobile.

Nesse novo contexto de imediatismo, não há mais “horário comercial” para as decisões de compra acontecerem. Ou seja: ou sua marca se adapta, ou ela está “fora”!

A mesma pesquisa ainda apontou 2 pontos que precisamos ter mais atenção:


1) O processo de compra de hoje começa a acontecer muito antes da visita à loja


Hoje, a jornada de compra do consumidor deixou de ser linear para ser multicanal.

“Ele flutua por diversos canais, on-line e off-line, antes de decidir o que vai comprar e de quem. Em outras palavras, as pessoas "dão só uma olhadinha" tanto na loja física quanto no e-commerce e a conversão pode acontecer em qualquer lugar” - Think with Google.

Isso só nos confirma que conectar os dois mundos (espaço físico e espaço digital) atualmente é a coisa mais importante a se fazer, isso porque para o público não existe uma divisão entre esses canais.

Fonte: Think with Google


Algumas marcas ainda insistem em separar o on-line do off-line e acabam deixando de pensar em quem mais importa: o cliente (o Pedro aqui da Descoberta explica um pouco mais sobre a jornada do cliente nesse vídeo). Tudo o que ele quer é ter suas necessidades atendidas de forma rápida, onde quer que esteja, e para isso acontecer, as marcas precisam fornecer experiências em conjunto, sem criar atritos e “brechas” na jornada.


2. Lembre-se sempre: experiências ruins no mobile afastam os clientes e não são perdoadas!


Toda vez que o site de uma marca não atende o cliente (demorando muito para carregar, sendo difícil de entender e não responsivo - confira dados e informações sobre o mundo mobile aqui) ele se frustra e, segundo o Provokers “43% dos consumidores, imediatamente, acessam o site de outra marca [...] e 41% dos usuários ainda declaram que há poucas chances de voltarem ao mesmo site [...]”. - Google.

Fonte: Think with Google


Dentre as questões que mais incomodam os usuários são:


- 67%: demora para carregar o conteúdo;

- 66%: é complicado de achar o que eu preciso;

- 60%: não é funcional como eu preciso que seja;

- 56%: muitos passos são necessários para finalizar a compra ou encontrar a informação que preciso.

Atualmente no Brasil, as experiências mobile precisam melhorar e muito: ”três entre os quatro sites mobile mais acessados do país levam mais de 20 segundos para carregar [...] e 53% dos consumidores abandonam um site mobile que demora mais de três segundos para carregar. Extra: teste a velocidade do seu site em dispositivos móveis pelo “Test My Site”, ferramenta gratuita do Google. Lá ela te mostra o tempo de conexão em navegação por dados móveis, a perda estimada de clientes, entre outras informações.


Tanto off-line quanto no on-line, o importante é lembrar que as pessoas precisam e querem tudo “pra já” (falamos sobre micromomentos nesse vídeo), e para fornecer uma experiência completa, nós, profissionais de Marketing, precisamos repensar nossas estratégias. É necessário responder de forma mais rápida, ser mais útil e tentar antecipar as necessidades das pessoas, possibilitando assim uma boa navegação e a integração dos canais para que tenham uma jornada de compra satisfatória.


A dica é: fuja dessas estatísticas, e, precisando de ajuda para otimizar seu site ou de uma consultoria em como fazer os canais “conversarem” de forma efetiva, é só falar com a gente!


☎ (14) 3012-0075 | 📱 Descozap: (14) 99615-4806

👽 descoberta-digital.com | 📧 contato@descoberta-digital.com


Obrigada pelo papo, Explor@dor!


Até mais,


Luisa! 🖖


Fonte:

https://goo.gl/BvzWkX

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352