0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Consumidor e varejo: como vem se comportando em tempos de pandemia


O cenário atual mesmo que em boa parte do país já esteja em período de retomada, ainda sobrecarrega de incertezas. Seja em negócios pequenos ou grandes, com demasiada estrutura ou não, seguimos com os sentimentos bagunçados e ainda com a preocupação sendo nosso café da manhã, almoço e janta.

Com toda essa instabilidade, o comportamento de compras dos clientes vem tendo uma demanda volátil e imprevisível, que acaba resultando em compras por puro impulso. O e-commerce neste período foi muito bem adotado pelos consumidores, tanto pela segurança no pagamento quanto pela flexibilidade entre a retirada do produto em loja ou recebimento em casa.

Elia Chatah, Líder da Vertical de Varejo da SAP Brasil, comenta: “Neste cenário, a cadeia logística foi extremamente impactada, gerando gargalos devido ao trabalho restrito, picos de demanda, recebimentos incertos por parte dos fornecedores, rupturas de estoques e perda de vendas, levando a um aumento de custos de operação. Além disso, é necessário um forte controle sobre a gestão de caixa, o que pode gerar algumas interrupções de fornecimento e rompimento de contratos.

Da mesma forma, o custo das operações das lojas aumentou com a implementação das medidas que foram necessárias para prezar pela segurança e higiene de colaboradores e clientes. Torna-se necessária uma atenção ainda maior com relação a produtos frescos e a rápida adaptação ao modelo de entrega em loja dos pedidos feitos online (pick up store) (...)"

Em uma recente e completa pesquisa feita pela Gente Globo, portal que explora os hábitos e comportamentos dos brasileiros, foram levantados dados muito expressivos que vamos compartilhar com você agora.

“Qual o principal sentimento que define como você vem lidando com este momento?” Incerteza, medo, esperança e ansiedade foram os sentimentos mais votados entre homens e mulheres, de classes A, B e C, entre 16 a 24 anos.

Uma outra questão levantada foi “qual ou quais as maiores dificuldades você vem tendo com relação às compras que tem feito?”, e as respostas mais votadas foram: - tumulto nos pontos de venda; - produtos em falta; - prazo de entrega muito longo; - dúvida em relação a quantidade de itens que vou comprar; - limite de itens por cliente, etc...

E também trouxeram sobre itens que não estavam nos planos, mas que agora a população vê a necessidade de compra.

É nítido e já era esperado que a população aos poucos volte a realizar seus processos de compra, mas para isso, sua loja física ou online deve se adaptar a este novo padrão de mercado. Isso inclui um atendimento mais humano, preocupações com a experiência dentro e fora do ponto de venda, formas de pagamento mais facilitadas e tantos outros pontos que não podem ser deixados de lado. Quem se adequa, sai na frente. Fica aqui nosso convite para você conferir todos os resultados diretamente no portal deles. É só clicar aqui.

Por aqui seguimos sempre esperançosos, atentos às mudanças e criando novas estratégias para que nossos clientes e seu público passem por esse momento da melhor maneira que possível.

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352