0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Influenciadores Digitais parte 2: entenda como negociar!


E aí Explor@dor, tudo na paz?


Na semana passada conversamos um pouco sobre o que são os influenciadores digitais e quais são os tipos existentes para você melhor encaixá-los em sua estratégia digital (não viu? Então clique aqui). Agora, vamos entender um pouco mais aprofundadamente como funciona e como negociar com eles.

Nos baseamos no que a Maristela Leão, Customer Success na Rock Content, analisou e contou no blog do Marketing de Conteúdo. Lá, ela apontou 7 passos básicos para selar essa parceria com um Digital Influencer e trazer o que mais importa a você: resultados quantitativos E qualitativos! Bora lá então?


1. Conheça por completo sua persona

Antes de selar uma parceria com algum Influencer, é necessário saber quem é sua persona/buyer persona (entenda melhor o que é esse conceito no DescoLabs clicando aqui) para criar uma estratégia de Marketing mais efetiva. Você precisa conhecer muuuito bem o que sua persona consome e de que maneira ela consome (se são através de vídeos, textos, imagens, entre outros) para identificar qual Influenciador pode realmente ajudar na decisão de compra do seu consumidor.


2. Pesquise e garimpe!

Fonte: Shutterstock

Procure identificar quais blogueir@s, “Instagrammers”, YouTubers, etc, vão mais de acordo com o perfil e com o cotidiano da sua persona. A partir disso, vamos aos números!

Quantifique:

- Os números de inscritos no canal e de seguidores em todas as mídias sociais;

- Faça uma média de visualizações a partir dos vídeos e outra de engajamento nas postagens.

Porém, vale lembrar, que além dos números é importante sabermos a “qualidade” do Influencer em questão. Quais são suas aspirações e valores para assim sabermos se o espírito dele bate com o da sua marca. Para isso, é necessário que você pesquisa mais a fundo seus conteúdos.

Verifique se ele:

- Segue uma linha mais descontraída ou se segue um perfil mais sério;

- Se seu perfil é polêmico e de que forma essa atitude pode comprometer a sua empresa;

- Já fechou parceria com seu concorrente?


3. Esteja preparado!

Já pensou dar um start na sua estratégia com um Influencer e de repente o seu site recebe muitas visitas e então seu servidor cai? 😥 Pois é, mesmo sendo bastante difícil disso acontecer atualmente, dependendo da estrutura do seu site, isso pode ocorrer. Vale lembrar também que seu site precisa ser responsivo (entenda mais nesse outro vídeo da DescoLabs clicando aqui) pois a maioria dos acessos poderá ser feita por smartphones.


Sem mais, esteja pronto, e apenas quando tiver esses 3 passos executados seria o momento ideal para entrar em contato com o seu Influenciador!


4. Negocie tudo!

Além de criar um relacionamento bacana com o Influencer, você precisa negociar tudo. E quando digo tudo, é cada detalhe mesmo! Deixe todas as informações bem claras pois há inúmeras possibilidades de sua empresa negociar com ele como:

- Através de valores fixos por cada ação ou pacote (de vídeos, textos, presença em eventos, etc);

- Por CPM (custo por mil exibições do anúncio);

- Por CPC (custo por cliques no anúncio);

- Através de conversões no site.


Há quem aceite fechar negócios com permutas de produtos ou serviços, porém é necessário verificar.

E ah, por último, mas não menos importante, exija um contrato.


5. Saiba que a sua empresa também passará por uma avaliação, assim como você fez para escolher o Influenciador

Os agenciadores ou até mesmo os próprios Influencers, também pesquisam sobre sua empresa antes de selar uma parceria para saber se sua marca vai de acordo com o perfil dele, então sim, pode acontecer deles negarem a parceria, mas se isso acontecer, bola pra frente e para o próximo Influenciador da sua lista.

6. Envie amostras do seu produto/serviço e ofereça algo para os seguidores do influenciador

Não conhecer bem o produto/serviço que você está anunciando deixa a situação engessada. Para fugir disso é bem fácil: envie uma amostra para o Influencer, assim ele vive a experiência que um real consumidor teria e explica de uma forma melhor todos os atributos. Dica extra: ao enviar esse teste, continue esse relacionamento de marca para com o Influenciador. Mande um bilhete ou algo que personalize o que você enviou, torna a situação mais pessoal.


Fonte: Instagram - Jade Seba

Além disso, mescle esse relacionamento também com os seguidores. Porque não oferecer um cupom de desconto, por exemplo?


“O influenciador pode divulgar esse desconto no vídeo ou texto da parceria. Além de dar mais um motivo para os fãs do criador de conteúdo conhecerem sua marca, você conseguirá mensurar melhor as suas vendas vindas dessa mídia.”, conta Maristela Leão.


7. Mensure e verifique os resultados!


Assim que a campanha entrar, fique atento a repercussão e vá mensurando os resultados dos engajamentos, o tráfego do seu site e observe atentamente para ver se a reação do público foi mais positiva do que negativa, assim você descobre se essa parceria proporcionou bons resultados e se você deve seguir com novas com o mesmo perfil de influenciador utilizado.



Parece um pouco trabalhoso, certo? Mas acredite Explor@dor, funciona!

Ao utilizarmos uma autoridade (como são os Influenciadores), as pessoas se sentem mais conectadas, sentem o produto de uma forma mais real e fácil de ser consumida pois é alguém que está falando bem sobre algo. Como se fosse uma indicação minha para você, um "tête-à-tête".



Espero que com essas dicas você consiga tornar essa estratégia real para o seu planejamento, Explor@dor!


Até a próxima,


Bjs,


Lu! 🖖🏼


Fontes: https://goo.gl/YF98W9

https://goo.gl/4GwKM7

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352