0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Landing page: saiba o que é, como criar, formas de divulgar e as vantagens em sua estratégia


Se sua empresa investe em marketing digital você já deve ter sentido a importância da geração de leads, afinal, ela contribui diretamente no processo do seu potencial consumidor se tornar um cliente. A melhor maneira de gerar bons leads é por meio da criação de landing pages, mas você sabe como criar uma que gere resultados?

Nesse post vamos comentar um pouco sobre a definição de landing pages, sua função e dar dicas de como criar a sua.

O que é landing page?

No contexto de marketing digital, landing page (ou página de captura/aterrissagem), é uma página para qual o usuário é direcionado após clicar em um link ou anúncio que foi divulgado. É utilizada com o objetivo de gerar leads e para que isso aconteça, é necessário oferecer algo como e-book, checklist, relatório, dentre outros vários conteúdos para que essa pessoa se interesse e em troca forneça seus dados.

Após essa conquista de leads, é possível criar a oportunidade da venda perfeita de acordo com a segmentação dos contatos que obteve, direcionando assim em próximas campanhas conteúdos personalizados para cada público.

Como criar uma landing page eficiente?

Para produzir uma você tem 3 opções: investir em um profissional especializado nesse processo, desenvolver em seu próprio site uma página para essa função ou usar uma ferramenta de criação sem a necessidade de ter conhecimento específico sobre programação.

Se no momento, a melhor opção para seu negócio é que você a crie, separei 6 dicas para te ajudar a criar uma página eficiente. São elas:

1. Chame a atenção do leitor logo no início

Após determinar o objetivo da sua página de captura, é hora de criá-la. Para isso, logo no começo dela, é mais do que necessário chamar a atenção do leitor, pois isso será o elemento motivador que o fará continuar nela. Por isso procure deixar sua oferta clara e de forma que desperte o interesse por meio de um título atrativo, um parágrafo curto que resuma o que você está oferecendo e coloque uma imagem/vídeo que demonstra seu produto.

Após isso, aplique um botão de CTA (call to action) que faça o leitor executar uma ação.

2. Saiba quem é seu público-alvo e estipule o que quer saber sobre ele

É necessário que você saiba com quem quer falar para construir uma página que traga as informações que são necessárias para facilitar o processo de venda. Tendo uma oferta clara, é hora de entender o perfil do seu público: - São pessoas do sexo masculino? feminino? ambos? - O foco é conhecer mais sobre um assunto ou resolver um problema? Com o perfil em mãos, defina o número de campos do formulário que você precisa de acordo com os dados que você quer obteomo nome, e-mail, idade, empresa em que trabalha, setor, entre outros. Saiba que não há um número ideal de campos, mas que o indicado é sempre simplificar e realizar testes para ver qual quantidade converte melhor. Para quem está começando, um bom caminho é pedir o básico como nome e e-mail.

3. Não se esqueça de criar um call to action forte O call to action (chamada para ação) tem como objetivo indicar ao consumidor qual o próximo passo que ele deve tomar em uma determinada ação. O CTA deve descrever o que acontece após o preenchimento das informações que você solicitou.

Exemplo: - “preencha os campos abaixo para obter gratuitamente o material desejado”; - “informe seus dados e receba grátis por e-mail o nosso e-book exclusivo”.

4. Foque no design Para ganhar a confiança de seu visitante é necessário que o design seja bem profissional e saiba equilibrar em um layout estética, leveza e a experiência do usuário.

5. Como divulgar minha landing page?

Site/blog

Use ao seu favor o tráfego existente tanto em seu site quanto blog para divulgar sua landing page. Você pode aplicá-la em banners, no texto de sua publicação ou até mesmo criar um espaço voltado para isso.

Como exemplo temos o DescoLabs, plataforma especialmente criada para a divulgação de nossos conteúdos, cursos e projetos. Lá você encontra uma seção especial com todos os e-books que já produzimos que podem ser baixados gratuitamente mediante uma landing page.

Redes sociais

Aproveite todas as redes sociais em que sua empresa está presente para gerar leads e suas particularidades.

No Facebook por exemplo, é possível divulgar seu link em algum grupo que tenha a ver com o conteúdo que está oferecendo, além é claro de trabalhá-lo em sua fanpage.

Caso tenha vários seguidores no Instagram, utilize os stories para incluir seu link e direcionar seu público.

E-mail marketing

Incluindo o e-mail marketing em sua divulgação, você fornece conteúdo relevante para sua base de contatos e consequentemente continua fortalecendo o relacionamento entre a marca e o consumidor.

Com ele é possível oferecer um material de produção própria e monitorar seu desempenho. Com os dados que obteve, crie públicos segmentados de acordo com o perfil e interesse de cada usuário e passe a “alimentá-los” de forma personalizada nos próximos disparos.

Co-marketing

A partir do co-marketing duas empresas que têm como foco o mesmo público alvo e segmento de negócio, conseguem criar juntas uma ação que possibilita um impacto que até então não teriam se trabalhassem sozinhas.

Pense em produzir e divulgar em conjunto um e-book ou webinar para que as pessoas forneçam as informações mais pertinentes a sua estratégia antes de terem acesso ao conteúdo.

7. Meça seus resultados e aplique melhorias

Assim como toda ação, seja ela digital ou não, é necessário verificar os resultados para identificar se foi positiva ou não, e dessa forma ir entendendo a cada nova landing page quais pontos precisam permanecer e quais devem ser ajustados.

Por isso, ao fim de cada campanha, analise toda a metodologia e verba utilizada para entender verdadeiramente seu resultado.

Extra: ferramentas para você mesmo criar sua landing page: - Leadlovers; - Instapage;

- Unbounce. Baseando-se nessas dicas é possível criar uma landing page de acordo com o seu objetivo e obter bons resultados.

Faça o teste e mande seu feedback pra gente! Referência: Blog Hotmart

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352