0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Arquétipos: o que são e o que representam nas marcas?


Oi, Explor@dor!


Tudo bem?


Nosso papo de hoje é sobre Arquétipos.

Você provavelmente já deve ter ouvido essa palavra por aí mas pode não saber o que significa, por isso trouxe a definição geral, o que significa cada um deles e alguns exemplos de marcas que os utilizam para criar conteúdos mais relevantes e relacionamento de qualidade com o público certo.


Arquétipos?

De acordo com o criador suíço Carl Gustav Jung, arquétipos são “conjuntos de “imagens primordiais” originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo.” - Andreia Verrone, Publicinove.

Ou seja, são figuras que todos nós temos em nosso subconsciente que nos acompanha desde criança, ou até mesmo criados ao longo da vida que trazem sentido a todas as histórias que nos foram contadas, que passaram de geração em geração e que servem para expor tudo aquilo que temos “escondido” em nosso imaginário.

Eles nos ajudam a satisfazer algumas necessidades que temos como a de nos sentirmos realizados, independentes e estabilizados na sociedade.


Fonte: Publicinove


Uso nas marcas

Com diferentes arquétipos criados por Jung, as marcas de sucesso utilizam esse estudo para criar seus conceitos e assim atrair um público que necessita se sentir livre, poderoso, engraçado, criativo, e assim por adiante, e para o desenvolvimento do arquétipo da sua empresa começar a acontecer, você precisa entender em quais deles seu público alvo se encontra para criar sua personalidade pois só assim será possível estabelecer a conexão entre sua marca e o consumidor.

Significados


1. Criador

Quando ativo nos indivíduos, o arquétipo Criador está ligado a criação e inovação, caso contrário, se sentem sufocados. Esses são personagens que após um dia difícil preferem pintar ou criar alguma coisa diferente do esperado e seu maior medo é ser ou ter ideias medíocre(s).


Venda de pinturas, quadros, móveis, serviços de decoração, entre outras, são exemplos de produtos e serviços desse perfil.


Marcas que seguem esse arquétipo: Faber Castell, Lego, Netflix e Google.


2. Explorador

Seu maior desejo a liberdade. Gosta de se sentir livre, leve e solto, de desbravar o mundo e acima de tudo fugir do tédio e rotina do dia a dia.

O arquétipo explorador é autônomo e ambicioso e seu maior medo é ficar preso em uma situação/lugar e ser/ se sentir acomodado.


Extremamente inquieto, busca produtos que auxiliem em sua jornada e a sentir essa sensação de liberdade. No Marketing, cria preferências para marcas que apelam por aventura e a quebra da rotina e regras.


Marcas que seguem esse arquétipo: Red Bull, Nike, Starbucks e Mitsubishi.


3. Fora da lei

O próprio nome já diz tudo: não se preocupa em quebrar regras. Procura a revolução, vingança, saborear o proibido, chocar, trazer a liberdade e articular as pessoas.

“Fiel a seus próprios valores, o fora da lei é um ser carente por natureza, ele precisa chamar para si toda atenção que existe. Seu comportamento é sarcástico e cínico, para tentar desequilibrar a situação e ter o poder à seu favor.” - Andreia, Publicinove. É mais comum que marcas jovens sigam esse tipo de arquétipo pois a maioria nessa fase não gosta de obedecer regras e quer conhecer tudo que é proibido.


Marcas que seguem esse arquétipo: MTV, Apple, Harley Davidson.


4. Bobo da Corte

É o clássico arquétipo que busca travessuras e ser a alegria do momento. Tem como características principais a disposição, espontaneidade, ser brincalhão e seu maior medo é ser uma pessoa maçante, sem graça. O maior objetivo é transformar situações chatas em leves e fáceis de lidar.


Marcas que seguem esse arquétipo: Havaianas, McDonald’s, Skol e Pepsi.


5. Amante

O arquétipo amante está fortemente associado ao universo da moda, beleza e estética. “Cultua o belo e a valorização do romance e do sexo, através da invocação de tudo que manifeste a atração física e a admiração corporal. Evoca também a elegância, o lúdico e o erótico, além de diversos prazeres efêmeros.” - Verrone, Publicinove.


Os clientes desses arquétipos prefere produtos customizados e raros e para que uma empresa seja capaz de atender a essas necessidades precisará oferecer exclusividades e produtos de excelente qualidade.


Marcas que seguem esse arquétipo: Coco Chanel, Haagen-Dasz, L’Óreal e Marisa.



6. Prestativo

Preza pela ajuda e auxílio ao próximo e seu maior medo é o egoísmo e a ingratidão. Seus maiores dons são a compaixão e generosidade e é movido pelo altruísmo e compaixão. Atrelando-o ao Marketing, é relacionado à prestação de serviços em geral (individuais, para empresas, corporações e organizações) e para as pessoas, as marcas precisam considerar o auxílio no sentido de demonstrar maior empenho para com o outro.


Marcas que seguem esse arquétipo: Nivea, Amazon, Porto Seguro e Nestlé.



7. Cara Comum

Está associado à sentimento tranquilos, amenos. Geralmente não expõem suas preferências pois não querem se destacar , mas sim se enquadrar em um grupo na qual se sintam parte e, na maioria das vezes, anulam suas vontades e desejos para ser aceito.

Seus dons são empatia e baixa vaidade. Marcas que seguem esse arquétipo: Brahma, Ikea, Tinder e Havaianas.



8. Inocente

Seu perfil baseia-se em amor, bondade, fraternidade e pureza e as marcas utilizam isso para se conectar com esse perfil. Segue um estilo de vida natural, simples e opta por uma qualidade de vida acima do comum.

“O inocente vive em busca de um estilo de vida mais natural e simples, de modo que possa exercer sua plenitude e vivenciar o paraíso.

Quer ser livre em todos os momentos e acima de qualquer outra coisa, ser ele mesmo, sem culpa, sem preconceitos e sem rótulos” - Andreia, Publicinove.


Marcas que seguem esse arquétipo: Disney, Xuxa, Mc Donald’s e Pampers.



9. Governante

Pessoas que seguem o arquétipo de governantes precisam sempre estar no controle das situações e seu maior medo é o caos e revoluções. Sua estratégia é exercer a liderança e tem como dons a responsabilidade e organização.


As marcas os encorajam a reafirmar seu poder, prestígio e status. No caso, as que possuem o “target focado em classes sociais mais altas e empresas relacionadas a crédito e dinheiro em geral tendem a seguir esse perfil” - Jefter Barony, Design Culture.


Marcas que seguem esse arquétipo: American Express, Microsoft, Porto Seguro e Mercedes-Benz.



10. Sábio

Tem como dons a inteligência e confiança e seu maior desejo é alcançar a felicidade. Seu maior medo é ser enganado, ser ignorante e iludido.


“O maior objetivo do sábio é buscar a verdade em tudo, a verdade suprema que em seu consciente irá libertá-lo e assim ele poderá viver plenamente.

É conhecido também como o arquétipo do especialista, do guia, um professor ou mentor, porém é metódico e detalhista.” - Verrone, Publicinove.


As marcas que se apoiam a esse arquétipo reforçam as aptidões intelectuais e tudo que seja relacionado ao fezê-lo pensar e raciocinar constantemente.


Marcas que seguem esse arquétipo: CNN, Discovery Channel, Folha de São Paulo e Itaú.



11. Mago

Seu maior desejo é dominar e conhecer as leis que regem o universo. “Utiliza-se de conhecimentos que não podem ser explicados com números, ou por meio de fórmulas. [...] usa ciência, religião e tecnologia para entender como se dão os mecanismos que gerem pessoas e coisas.” Andreia - Publicinove.


Envolvido ao Marketing, o mago se associa a produtos que curam, relaxam e apoiam mudanças.


Marcas que seguem esse arquétipo: Disney, Axe e Red Bull.


12. Herói

Tem como maior desejo provar por meio de situações complicadas sua coragem, competência e lealdade.

Seu maior medo é se sentir vulnerável e por conta disso não atingir seus objetivos.


Quando aplicado ao Marketing, o arquétipo de herói precisa explorar produtos que estejam ligados a aptidões, competência e desafiadores, ligados ao perigo e velocidade.


Marcas que seguem esse arquétipo: Nike, FedEx e TAG Heuer.


Agora que você já conhece todos os tipos de arquétipos, conta pra gente: em qual sua marca se encaixa? E, caso esteja criando sua marca agora, analise a qual deles você quer pertencer de acordo com seu público e objetivos.


Espero ter ajudado, Explor@dor


Até mais,


Luisa! 🖖🏼


Fontes:

https://goo.gl/XKky92

https://goo.gl/ce9AiV

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352