0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

A importância da segmentação de público para o seu negócio

 

Fala Explor@dor, tudo tranquilo?

 

Hoje vamos bater um papo sobre a segmentação de público, afinal, sem ela nenhuma das estratégias feitas para o seu negócio seriam válidas se você não se comunicar com o seu consumidor da forma correta.

Bom, antes de falarmos sobre a segmentação, temos que ter em mente primeiramente quem é o seu consumidor e público alvo. Vale lembrar que consumidor e público alvo são coisas completamente diferentes.
Enquanto o consumidor é aquele que consome o seu produto/serviço, o seu público-alvo é quem você quer atingir com tal objetivo de comunicação. Ex: o público alvo da bolacha Passatempo são as crianças, mas os verdadeiros consumidores são os jovens entre 16 a 35 anos aproximadamente.

 

Com a descoberta de quem são seus consumidores, você consegue construir o seu público alvo ou até mesmo refazer a sua estratégia para atingir outro ou um novo público. E de que forma você consegue fazer isso? Com os diferentes tipos de segmentação que vamos citar daqui a pouco.


Antes de irmos para esse ponto, você sabe dizer o que é segmentação?

 

Segmentação é “o ato de dividir o mercado em grupos de compradores potenciais que têm necessidades, desejos, percepções de valor ou comportamentos de compra semelhantes.” - SEBRAE. A partir disso você encontra o seu verdadeiro público alvo e fala com quem realmente te interessa em suas campanhas.

 

 

 

Agora, vamos às divisões mais básicas e necessárias para você conhecer o seu público e segmentá-lo de acordo com seus objetivos comunicacionais:

 

Segmentação geográfica: a partir dela você divide o mercado em unidades geográficas diferentes, ou seja, país, estado, cidade e também localizações mais específica como bairro e rua.

 

Segmentação demográfica: é quando você divide o mercado baseado na idade, sexo, tamanho da família, religião, raça, ciclo de vida da família, renda, ocupação, formação educacional, raça e nacionalidade.

 

Segmentação psicográfica: os consumidores são divididos em grupos baseados em sua personalidade, estilo de vida e classe social.

 

Segmentação comportamental: nesse tipo de segmentação as pessoas são separadas em grupos, tendo por base seu nível de conhecimento, atitude, uso ou resposta de um produto.

 


Além das segmentações citadas acima, existem algumas outras formas de dividir o seu público, porém são essas as que predominam.

Vale ressaltar que esses tipos de segmentações citados são para objetivos diferentes e campanhas diferentes, porém você pode muito bem usar as informações da segmentação demográfica por exemplo como uma base sempre que precisar.

 

Tendo em mente agora a localização, idade, sexo, preferências, comportamento, entre outras características, é mais provável você saber com quem está falando, quem é o seu cliente de verdade e assim investir em uma comunicação mais efetiva e direta para com eles.

Em questão de comunicação eu nem preciso dizer, né? Isso é com a gente!
Então, se estiver precisando daquela força para alavancar as suas vendas, é só chamar a nossa equipe, ficaremos felizes em ajudar você e seu negócio a triunfarem no mercado.

 

End: Rua Gerson França, nº 14-09 (Bauru - SP)

E-mail: contato@descoberta-digital.com

Tel: +55 (14) 3012-0075

 


Até o próximo post, Explor@dor!

 

Flw,

 

Luisa Ferrari 🖖🏼

 

 

Fontes:

https://goo.gl/oXgnzt

https://goo.gl/SG6GnK

https://goo.gl/itJmqT

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Consumidor e varejo: como vem...

27/08/2020

Transformação digital

12/08/2020

É inevitável se reinventar: Po...

07/07/2020

1/1
Please reload

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352