0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

Como se tornar um empreendedor de sucesso

O que é preciso ter em mente se você está cogitando abrir seu próprio negócio e quer fazê-lo prosperar

Colocar em prática uma ideia de negócio que está na sua cabeça há um tempão: essa é a base de se tornar um empreendedor. Mas manter um negócio saudável não tem só a ver com vontade e uma boa ideia. O Sebrae tem um índice para se levar em conta: no Brasil, de cada quatro empresas abertas, uma fecha antes de completar dois anos de existência no mercado. Por isso, se você quer virar um empreendedor de sucesso, esse texto vai ajudá-lo!

Como empreender em 6 passos Com os níveis altos de desemprego no Brasil, o empreendedorismo tem se tornado uma alternativa forte. Não é à toa que, no primeiro semestre de 2018, o número de empresas criadas foi o maior dos últimos oito anos. As MEIs, sigla para Microempreendedores Individuais, lideram: são 81,8% das novas empresas. Se uma ideia de negócio vem rondando sua mente, bora para o passo a passo a seguir:

1. Qual a sua ideia? Para que sua empresa dê certo, é preciso sair do lugar comum, pensar em novidades e não fazer mais do mesmo. Ah, você faz uma torta de frango ótima? Tem muita gente que faz também, viu? Pensar em uma versão integral ou vegetariana/vegana entregue na hora do almoço pode ser seu pulo do gato. É o momento de colocar a criatividade para funcionar, sempre acrescentando qualidade ao serviço. Olhar a concorrência também pode ensinar muito a você. Um fato sobre negócios: quem não se atualiza fica para trás.

2. Sua ideia precisa ser validada A ideia de negócio que não sai da sua cabeça é mesmo atraente aos outros? Você tem que trabalhar nisso. Como? Defina seu público-alvo e valide com ele a ideia. Isso pode ser feito pessoalmente (chame a galera para um bate-papo informal, muitas ideias novas podem chegar para agregar) ou por pesquisas on-line (criar um formulário no Google é de graça), aí é só espalhar para as pessoas responderem. Quanto mais gente opinar, melhor. Se for criar um formulário on-line, deixe uma pergunta dissertativa, isso permite entender melhor as dores do seu público.

3. Planeje-se

O planejamento da sua empresa também precisa ser levado em conta. Um plano de negócio a médio prazo deve ser feito antes mesmo de a empresa sair do papel. Tem muito curso de ensino a distância que vai ajudar nessa.

4. Você precisa fazer marketing De que adianta ter uma ideia brilhante de negócio se o público não a conhecer? Você vai precisar de divulgação nos canais certeiros para o seu ramo. Por isso, saiba onde seu público está para que suas ações de marketing o alcance. O marketing digital pode ser uma ótima alternativa, mais alcance e menos custos. Mas não esqueça: é preciso saber quem é seu público para atirar certo. Isso você descobre fazendo pesquisas – pode ser até a mesma do item 2.

5. Cuidado com o dinheiro

Investir tudo o que tem ou fazer um empréstimo alto pode não ser a melhor opção nesse início. Comece pequeno para garantir uma reserva. Empreender é um risco, por mais que você tenha validado a ideia e conheça seu público. E atenção aos seus lucros: nem tudo vai para seu bolso. O empreendedor que tem futuro separa uma verba para o salário, marketing, manutenção, equipe, etc. Ninguém aqui disse que era fácil ser chefe.

6. Cresceu? Vai ter que crescer mais

Um negócio escalável é o sonho de qualquer empreendedor. O melhor a fazer é não se contentar com o que já tem e correr atrás de multiplicar. Como? Fique de olho no mercado e estude as possibilidades. Equipe unida, entrosada e motivada acaba sendo um bom começo para isso.

Que tipo de empreendedor você será? Tem esse detalhe também. Você pode ser um franqueado (escolher uma franquia normalmente exige um investimento maior), individual (pode trabalhar sozinho ou com número reduzido de funcionários) e cooperado (ligado a uma cooperativa). Tudo depende do seu negócio e dos seus recursos.

O que o empreendedor de sucesso tem?

Ninguém acorda pronto para empreender. Algumas características podem ser trabalhadas, como:

- Entender que riscos fazem parte. É preciso estudá-los para evitar o que der.

- O otimismo ajuda. Mas otimismo com pé no chão.

- A iniciativa é a alma de um empreendedor. Estude, leia sobre sua área e grandes empreendedores.

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352