0715_logo_descolabs-04.png

+55 14 3012-0075 

"Nota 10": 5 empresas que dominam no quesito Marketing Digital



Explorad@r, tudo bem com você?


Já se passou mais uma semana, e com ela várias notícias e memes acompanhados do precioso timing. Timing, tá aí uma coisa que todos os publicitários e todas as agências do mundo ralam pra caramba para ter ele sempre juntinho com a gente. E já que estamos falando dele, nada seria mais conveniente do que juntá-lo ao nosso queridíssimo Marketing Digital, né? A fusão destas duas peças aí trouxeram grandes empresas à tona novamente, repaginando aquele perfil conservador de anos atrás e trazendo uma pegada mais descontraída. Com seriedade? Sim, com seriedade, porém bem mais leve. Outras já nasceram com esse perfil mais novo e já conquistaram o coração de muita gente por conta do atendimento diferenciado e do contato tão próximo com o cliente diante das mídias digitais.

Pensando em tudo isso, nos surgiu a ideia de falarmos um pouquinho sobre as empresas que mais nos inspiram nesse meio digital. Tem muita gente bacanérrima fazendo um trabalho daora demais que precisa ser mostrado e comentado. Algumas marcas que aparecem nesta lista você já deve conhecer, mas se não, fica aí o convite de curtir/seguir cada uma delas em todas as mídias sociais diferentes (como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, etc) pois em cada um destes lugares, a linguagem é diferente e se complementam (conteúdo Transmedia) ou são iguais, para o público ter acesso ao mesmo conteúdo em todos os lugares (conteúdo Crossmedia).


Bora conferir a nossa lista então? Se liga:



Cemitério Jardim da Ressurreição


Diretamente de Teresina (Piauí), este cemitério inovou no quesito “divulgação dos seus próprios serviços”. A Fan Page com mais de 70.000 curtidas e com avaliações positivas de 4.9 de 5 estrelas, usa o humor para criar engajamento e atrair as pessoas. Falando assim, parece assustador, né? Mas acredite, funciona e funciona muito bem!



Em uma entrevista com Eudes Jr., diretor da CJFlash, agência piauiense responsável pela comunicação do local, ele explica que tudo começou como um case experimental. “Comparamos os resultados dos posts institucionais com os mais descontraídos. Já que o assunto cemitério não desperta interesse em ninguém, o humor seria uma forma de desmistificar o tema e despertar interesse na página.”

Mesmo com essa pegada mais descontraída, Eude explica que: “a linguagem adotada para outras mídias convencionais é bem tradicional e segue a linha de um cemitério tradicional”, justamente para não perder a seriedade do serviço.



Unindo o timing dos memes que viralizam na internet, essa galera aí arrebenta com tanta descontração e “papo reto”. Eles fazem um assunto como cremação de corpos ser algo engraçado e comum.



Netflix



Bom, Netflix deve ser quase impossível você não conhecer… Mas vamos lá! A Netflix é um serviço de transmissão online que permite aos clientes assistir a uma ampla variedade de séries de TV, filmes e documentários premiados em milhares de aparelhos conectados à internet.

Neste momento, em que séries e filmes bombam por aí, esses caras estão aproveitando esta oportunidade para se conectar diretamente com os seus consumidores através das mídias digitais. E ah, uma observação valiosa: eles só fazem a divulgação de seus conteúdos através do Marketing Digital, sem quaisquer conteúdos impressos.

Usando humor, aproveitando o timing e prestando muita atenção no comportamento de seus clientes e no feedback, eles geram conteúdos fantásticos que atingem diretamente o coração da galera e, consequentemente, fidelizam todo mundo.


Catuaba Selvagem


Sendo um completo anônimo nas mídias digitais, a Catuaba Selvagem reposicionou sua marca há dois anos atrás e sim, é claro que ela explodiu por aí. Hoje ela tem Facebook e Twitter (é mole? rs).



Euler Alves Brandão, presidente da mineira Pro Brasil Propaganda, foi quem deu o “up” que faltava na “Catu”. Em uma entrevista, ele conta: “Nosso objetivo também era identificar qual era a persona da marca. Não havia sequer um levantamento dos consumidores. Fizemos esse mapeamento e identificamos que um grupo de “catu lovers” comentava sobre a marca nas redes sociais”.

O reposicionamento resultou em uma linguagem jovem e irreverente, um atendimento ao consumidor fantástico e claro, aquele timing bem bacana gerando ainda mais resultados para a página e marca. Após esta mudança de posicionamento, a bebida se tornou ainda mais popular na rodinha de amigos.




Nubank



O futuro é roxo. Sim, muito roxo! Igualzinho ao roxo de um dos bancos mais amados pelos universitários do Brasil: o roxo da Nu Bank!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar nessa galera que anda facilitando a vida de todo mundo com um atendimento ao cliente excepcional, unido a uma linguagem bem descontraída e jovem.


A Nubank é uma empresa startup brasileira de serviços financeiros que atua como operadora de cartões de crédito. “Tá, mas e aí, qual o diferencial dessa galera?” Bom, além deles manterem um timing bombástico, eles prezam esse relacionamento direto com as pessoas E, além de tudo, te liberam de taxas de serviço e de uso do seu cartão. Precisa pedir mais? (heheh)

Um conselho amigo: se você ainda não segue esse caras, passe a seguir. Garantimos que você não vai se arrepender nem um pouquinho!



AVON


Sendo uma das marcas mais famosas de cosméticos do Brasil, a Avon deixou explícito desde o ano passado que o seu reposicionamento foi pensado para elas <3 Agora, a representatividade está em todos os posts super elaborados no Facebook, Instagram e Twitter, junto ao timing e aquele atendimento ao cliente pra lá de único e especial. Quem não curtia a Avon, provavelmente hoje em dia curte pois a proposta deles inovou bastante e mostrou que as mulheres precisam se amar sim, precisam ser coloridas sim e precisa sem empoderadas sim!


Depois destes cases e esse sucesso todo, não nos restam dúvidas: o segredo sempre foi e sempre vai ser se conectar com as pessoas e manter o querido timing sempre à vista.


E aí, gostou do nosso papo de hoje?

Te vejo na próximo semana com muitos mais sobre Marketing Digital para conversarmos, beleza?


Até semana que vem,


Luisa Ferrari 🖖🏻

*Timing: Habilidade para ou sorte em fazer certas coisas, em tomar certas medidas, no momento mais adequado ou oportuno sem perder a oportunidade e a “moda” do momento.



Fontes:

https://goo.gl/C53fnK

https://goo.gl/XktbYS

https://goo.gl/BeAzRH

https://goo.gl/rmS3an

https://goo.gl/1S5vsQ

https://goo.gl/n4zgjs

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

DESCO /BR

Rua Luso Brasileira, 4-44

Jardim Estoril, Sala 605 e 602

17016-230 - Bauru - SP

(14) 3012-0075 | (14) 99615-4806

DESCO /PT

R. Febo Moniz, 27

Lisboa – Portugal

+351 910 364 352