top of page
  • Foto do escritorBianca Brito

2020 chegou, o que muda sobre o meu consumidor?


Eles já estão conectados, tem voz e agora buscam empresas que tenham um propósito claro e converse diretamente com cada um deles.


Já sabemos que o comportamento do consumidor está sempre mudando, mas nos últimos anos essa mudança ficou nítida pra todos. Com o amadurecimento das redes sociais e com o uso crescente por todo tipo de pessoas, o consumidor ecoou sua voz por todas as plataformas, mas isso não é mais o suficiente, eles esperam muito mais das empresas e quando encontram uma que se encaixa nos seus interesses, são fiéis e as defendem com unhas e dentes. Por isso, destacamos 5 pontos importantes para fazer parte do seu planejamento interno em 2020.


1. Eles estão preocupados com os sentimentos

Quanto mais o ser humano fica sozinho, mais valoriza as conexões humanas, por isso, com o avanço das tecnologias, redes sociais e tantos outros meios de se comunicar de forma digital, o ser humano busca por abrigo e proximidade.

Por isso, a exigência cada vez maior por marcas humanizadas, que conversem de igual para igual com o consumidor, que faça com que ele se sinta ouvido e principalmente acolhido. Com o passar do tempo, isso se torna ainda mais importante do que o preço do produto.


2. Não é mais sobre ter, eles querem viver

Mas e como faço isso se preciso vender produtos? Calma. Os consumidores estão cada vez mais abertos a experimentarem por novas marcas e precisamos entender este comportamento. O consumidor tem deixado de comprar “coisas” para investir em experiências. Por isso, entenda como surpreender seu cliente de forma positiva, fazendo com que ele se apaixone ainda mais pelo seu universo.

3. Vá além dos resultados

É claro, eles são importantes, mas o seu novo consumidor não quer ser visto apenas como número, mas sim, ter voz. Lembra daquela campanha da Rede Globo, “Um Milhão de Uns”, ela resume bem o que isso quer dizer, você pode lidar com milhões de pessoas, mas cada uma delas é única e tem seus próprios interesses.


4. A geração melhor idade

As pessoas estão vivendo cada vez mais, melhor e conectadas. Sim, os 60+ estão buscando cada vez mais inclusão e representatividade nos anúncios e nas empresas. Eles tem altíssimo poder de compra e buscam por marcas que se importam e falam diretamente para eles.

Uma pesquisa realizada NetView, da Nielsen IBOPE, indica que usuários entre 55 e 64 anos passaram cerca de 53 horas e 12 minutos conectados ao computador, realizando pelo menos 48 acessos ao mês.


5. Responsabilidade social e ambiental

Este é um dos temas mais discutidos nos últimos anos referente a comunicação, os consumidores querem cada vez mais saber o que as marcas estão fazendo na parte social e ambiental, uma vez que esses assuntos nunca estiveram tão em alta por conta de desastres naturais e eventos climáticos. Por isso, é importante ficar de olho em como sua empresa se comporta e é vista, criar estratégias com base neste novo perfil de consumidor que busca cada vez mais produtos duráveis, que possam ser revendidos ou reutilizados.


Parece muita coisa, mas se pensarmos em como nos adaptar aos poucos a cada um desses pontos, em breve a mudança será nítida para o consumidor final, assim, seguiremos as tendências de mercado e principalmente, criaremos uma nova forma de nos comunicar e conquistar pessoas, não só números.


Quer conversar mais sobre isso e sobre todas as possibilidades que este ano traz? É só entrar em contato com a gente.

bottom of page