Razões para você criar um blog e utilizá-lo como estratégia para sua empresa

Hoje se fala muito sobre blogs e produção de conteúdo por ser uma boa estratégia de Marketing Digital, especificamente do Inbound Marketing. Sendo utilizado tanto para negócios quanto projetos pessoais (bloggers), o blog possibilita resultados para ambas as opções e sem grandes investimentos no início, além é claro de oferecer informações relevantes para seu público de forma que eles se sintam conectados com sua marca ou pessoa e mostre você como uma autoridade na área.

Mas afinal, o que é um blog?

A definição da galera do blog Marketing de Conteúdo é bem sucinta e explica tudo: “é uma página na internet na qual se concentram diversos conteúdos, sejam em forma de texto, áudio, vídeo ou imagem. É como se fosse uma biblioteca com vários temas que um usuário da web visita e escolhe o que deseja ler de acordo com o seu interesse.”

Pra que ter um blog?

Segundo um estudo da Content Trends de 2016, 61,7% das empresas no Brasil publicam posts em blog por acreditarem que seja uma boa estratégia.

Esse mesmo estudo também apontou que as empresas que utilizam essa prática aumentam em 3,7 vezes o número de visitas do site quando comparadas àquelas que não possuem um blog.

Mas afinal: por que devemos incluí-lo em nosso plano de Marketing?

Com motivos baseados na Resultados Digitais e seu blog Marketing de Conteúdo, listamos 4 razões pelas quais um blog pode te ajudar. São elas:

1) Ter um blog indica liderança e gera aprendizado

Quando se tem um blog você se coloca constantemente à prova. É necessário que esteja sempre por dentro do que está acontecendo no mercado, quais são as tendências e novidades do momento, e por aí afora, até porque, quando você não mostra domínio no assunto, corre o risco de ser criticado nas mídias e perder a credibilidade que está construindo. Sendo assim, a partir do momento que você se torna um pesquisador, garante mais qualidade aos seus conteúdos e consequentemente seus potenciais clientes o veem como alguém que tem “know how” suficiente para ajudá-lo.

2. Reforça seu relacionamento com as pessoas e aumenta a possibilidade de venda

O blog estabelece uma conexão entre as pessoas e você potencializando o processo de fidelização enquanto acompanham suas atualizações, e, mesmo que naquele momento isso não gere uma venda, em algum outro você será lembrado como a empresa que fornece tal serviço ou produto.

“O mesmo vale para blog de projetos pessoais: enquanto você alimenta o seu público com informações de valor, sempre terá muitos acessos nas suas páginas.” - Redator da Rock Content (blog Marketing de Conteúdo).

3. Cria a possibilidade de monetização* *Esse motivo é mais focado em blogs de projetos pessoais

A partir do momento em que você alcança um grande número de acessos diários no seu blog, você pode se cadastrar no Google AdSense e passar a vender espaços publicitários no seu site para empresas que desejam divulgar serviços e produtos que tenham relação com o “tema principal” do seu blog. Ex: seu blog fala sobre carnes, logo açougues e mercados que gostarem do seu trabalho verão a oportunidade de anunciar em seu site. Assim, a cada clique os anúncios recebem, você ganha uma porcentagem do que a marca anunciante paga ao Google.

Uma outra forma de lucro são os famosos publieditoriais, conteúdos que divulgam uma marca ou produto específico sem aquela “cara de anúncio”, em que o leitor é cativado de uma forma diferente, entendendo sua propaganda mais como uma dica amiga.

4. Você pode ser encontrado(a) gratuitamente no Google!

Quando você publica conteúdos com frequência na internet e trabalha seu SEO de forma adequada, sua empresa alcança um bom rankeamento orgânico, possibilitando maior tráfego e autoridade ao seu blog no Google. Outros sites e blogs também podem usar os links de suas publicações em seus textos e conteúdos melhorando ainda mais sua colocação na página de busca e, de quebra, isso também gera maior credibilidade ao seu conteúdo por você ter sido usado como referência.

Agora que você já sabe porque deve criar um blog, seja para sua empresa ou projeto pessoal, precisando de ajuda é só chamar a gente! 😉

Tel: (14) 3012-0075 | WhatsApp: (14) 99515-4806

E-mail: contato@descoberta-digital.com