Instagram Stories: dicas de como engajar, converter e vender pela ferramenta!

O que antes era visto como uma ferramenta que não daria certo por muito tempo (comentamos sobre isso nesse blog), hoje o Stories é uma das mais utilizadas pelas pessoas. Especificamente, segundo o próprio Mark Zuckerberg, o Instagram Stories chegou a 300 milhões de usuários ativos diariamente no fim do ano passado.

Lançado em 2016, a nova funcionalidade desbancou o Snapchat e tomou a maioria de sua audiência ao unir a proposta inicial do aplicativo do fantasminha ao compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários que já existia.

O sucesso é tanto que as marcas não perdem a oportunidade de incluir frequentemente o formato em sua estratégia, mas, se ainda resta alguma dúvida sobre como engajar, gerar mais leads e vendas à sua empresa, confira 7 dicas vindas da galera da Rock Content (blog Marketing de Conteúdo) sobre como potencializar o uso dos Stories em seu negócio.

1) Use os Stories como “vitrines virtuais”!

Abuse de toda sua criatividade para expor seus produtos/serviços por lá! Vale criar histórias, dar dicas de composição e fazer peças bem criativas para chamar atenção das pessoas.

Fonte: Ziovara

2) Aposte em vídeos simples e espontâneos!

Acabou surgindo alguma notícia que tem como sua empresa aproveitar esse timing para atrelar um produto/serviço ao fato? Então faça um vídeo! E sim, ele pode ser bem caseiro, até porque a ferramenta tem como sua característica principal ser um meio de conteúdos menos produzidos que aproxima marca e consumidor ❤️

3) Anúncios no Stories são mais que necessários!

Sua quantia de seguidores possibilita deixar link nos Stories? Não? Então dá-lhe impulsionamento! O fato é que o formato traz uma imensa visibilidade à sua marca, ou seja, compensa demais reverter uma parte da sua verba pra lá caso você queira uma conversão maior em seu site.

4) Aplique Call to Action

É necessário deixar uma direção para seus seguidores do que eles devem fazer para acessar seu link externo. Apenas colocá-lo e deixar o botão “saiba mais” fazer seu serviço sozinho não é o suficiente.

Aposte em frases no imperativo como “arraste para cima e confira o post completo em nosso blog”.

Fonte: Schutz

5) Responda todas as menções que receber!

E você sabe por que isso é tão importante? Por que além de você estar criando essa conexão direta com o consumidor, o algorítmo do Instagram passa a priorizar os Stories de perfis com as quais os usuários mais tem hábito de engajar, mostrando em próximos posts seus conteúdos cada vez mais.

6) Faça lives!

As lives são uma ótima oportunidade de mostrar um lado mais humano da sua marca, afinal, por ser uma transmissão de conteúdo ao vivo, deixa seu público “cara a cara” com você. Além disso, quando você começa uma live ela ganha mais destaque na linha de histórias e seus seguidores são notificados de que você está ao vivo mesmo que não estejam utilizando o app.

7) Não se esqueça das enquetes!

Quando essa atualização surgiu, virou febre. Tudo era motivo para realizar uma enquete. Hoje, mesmo com uma relevância menor, as enquetes continuam sendo MUITO úteis quando o assunto é pesquisa rápida. Uma das maneiras de utilizá-la é dando poder de escolha aos seus seguidores, como no print da marca Ziovara abaixo 👇🏻

Instagram Stories | Ziovara

Peça para que escolham qual look, assunto, item, serviço, etc, preferem que sejam abordados no perfil e obtenha resultados diretos, rápidos e fáceis de ser interpretados, e, de quebra, tenha a oportunidade de conhecer melhor as preferências dos seus consumidores.

8) Abuse das ferramentas de edição e exponha os bastidores!

Além de podermos postar conteúdos mais elaborados com design chamativo e especiais para o formato, os Stories atualizam frequentemente suas ferramentas de edição, tipografia e gravação facilitando a produção de posts de cunho mais “caseiro”. Além disso, quando sua marca utiliza todas as possibilidades do app, ela fala a mesma linguagem que seu público e tem a oportunidade de trazer mais sobre seus bastidores e quem trabalha lá. Ps: a maioria das pessoas adoram isso e se sentem mais conectadas com empresas que se abrem dessa forma.

Fonte: Schutz | Chapéu e Estilo

Vale ressaltar que todo tipo de conteúdo postado traz um relatório mostrando resultados, desde enquetes até conversões do seu site, ou seja, mais um ponto positivo do formato.

Bom, depois desse papo dá para colocar em prática o uso dos Stories à favor da sua marca.

Agora é só pensar em um planejamento, criar e começar a postar.

Precisando de qualquer auxílio é só chamar a gente!

☎ (14) 3012-0075 | 📱 Descozap: (14) 99615-4806

👽 descoberta-digital.com | 📧 contato@descoberta-digital.com