top of page
  • Pedro Ivo

E-mail marketing de novo? Sério que essa ferramenta ainda funciona?

O e-mail marketing morreu?

Não é de hoje que essa pergunta “assombra” toda reunião de Marketing. Que não tem todo esse glamour de outras plataformas é verdade, mas que ainda gera receita para empresas que sabem trabalhar de forma inteligente, ah, isso também é verdade.

A Adobe fez um levantamento para explorar esse universo no mercado. Entre os vários destaques da pesquisa, um deles é que a taxa média de conversão é de 69%. De acordo com as informações coletadas pela empresa, para cada dólar investido em e-mkt o ROI é de $38,00. Outro ponto importante é que 58% dos americanos preferem receber informações sobre produtos e serviços por e-mail.

Ok, essa pesquisa foi realizada nos EUA, mas tem público mais consumidor que americano pra iniciar esse tipo de pesquisa?

“Usado de forma inteligente, com conteúdo relevante e respaldado por dados, o e-mail marketing entrega bons resultados. É um canal eficiente, que transmite a mensagem por diferentes formatos sem ser invasivo para o consumidor”, explica Luciana Castro, Head de Soluções de Analytics e Cross-Channel Marketing da Adobe.

A apuração da Adobe mostra que há alguns desafios na utilização da ferramenta: Apenas 14% dos e-mails são lidos, ou seja, quantidade não é qualidade; 40% querem receber menos e-mails e 32% querem ver e-mails menos repetitivos.

Vale lembrar que não é apenas de e-mkt que sua estratégia online deve ser pautada. Combina-la com outros canais de ativação e ter o e-mail apenas como um dos vários pontos de contato com o consumidor faz toda diferença na sua estratégia. Cabe aqui entender sua audiência e saber lidar com isso de forma complementar as outras estratégias adotadas.

Vamos ao infográfico:

infográfico sobre e-mail marketing

Gostou? Compartilhe com os amigos.

Abraços

Pedro Ivo

*infográfico by AdNews

bottom of page