Dicas para quem está começando a utilizar redes sociais como meio de divulgação

A cada dia que passa é mais importante se inserir no meio digital, isso porque a maioria das pessoas estão aqui. Grandes empresas investiram seu tempo para criar seus perfis e conquistarem a posição que tem hoje e, devido a essa grande expansão e o desenvolvimento constante das plataformas e redes sociais, fica difícil deixar de lado a possibilidade de criar um relacionamento com seu público tão direto como o que as mídias sociais proporcionam.

Porém, dedicar-se a elas exige planejamento, dedicação, metas e foco.

Para ajudar quem está começando, reuni as principais dicas de como fazer a sua página/perfil ir pro ar oferecendo motivos reais para as pessoas te seguirem/curtirem.

São elas:

1. Saiba quem é seu público

Pode parecer óbvio, mas acredite, há inúmeros casos de pessoas que criam sua página/perfil comercial e não conhecem seus seguidores, dificultando seu crescimento e relevância.

Para não fazer parte dessa porcentagem, faça sempre essas 3 perguntas a você mesm@:

• Quem é meu cliente?

• Para quem eu estou criando esse conteúdo?

• Quais são os “problemas” que vou resolver?

Tendo em mente esses pontos fica muito mais fácil saber qual tipo de conteúdo produzir.

O mais adequado para se iniciar um projeto é criando um persona para seu negócio, “personagem” esse que vai representar o cliente ideal da sua empresa, criado personalizadamente para cada negócio que te fará compreender melhor o que seu cliente final precisa.

Nesse vídeo o Pedro aqui da agência explica como fazer sua persona.

E, para complementar, também temos um e-book com o passo a passo da criação. Para baixá-lo clique aqui.

2. Use a regra 80/20

Uma coisa é fato: as pessoas não estão nas redes sociais para consumir diretamente, mas sim para interagir, trocar informações e passar o tempo. Sendo assim, oferecer seu produto a toda hora se torna repetitivo e apelativo. Para fugir disso, aplique a regra 80-20 que orienta voltar 80% dos seu conteúdos para educar e entreter seu público, enquanto os outros 20% mantenham o foco em venda.

Com isso você oferece algo a mais ao consumidor, o entretém, e o torna simpatizante da sua marca, deixando a venda mais fácil de acontecer.

3. Ofereça conteúdo relevante

Busque compartilhar dicas e dados que são do mesmo universo que o do seu produto/serviço. Dessa forma você oferece “informações gratuitas” relevantes que podem potencializar a decisão de compra do consumidor mais pra frente.

Para isso, faça sempre as perguntas da dica número 1 e crie seu planejamento baseado nelas. Vale explorar todo tipo de formato (posts, vídeos, blogs, e-books, formatos das próprias redes sociais, entre outros, como citei aqui).

Para entender melhor a importância desses conteúdos, leia esse post onde falamos sobre o que é Marketing de Conteúdo e como ele pode ajudar sua marca.

4. Prepare-se para a demanda (além do digital)

Como bem sabemos, as mídias sociais atingem o público selecionado de maneira eficaz. Sendo assim, seu ponto de venda (seja ele físico ou digital) não pode deixar o consumidor na mão. Antes de postar algo, certifique-se de que o produto está disponível e que está bem preparad@ para a demanda que pode surgir.

Seguindo essas dicas você tem a base perfeita para começar seu perfil business de maneira bem estruturada.

Precisando de qualquer ajuda relacionada a planejamento, produção de conteúdo e posts é só falar com a gente!

☎ (14) 3012-0075 📱 Descozap: (14) 99615-4806

📧 contato@descoberta-digital.com