• Luisa Ferrari

Universo franchising: como escolher a melhor para investir?

Você está pensando em investir em seu próprio negócio e optou por uma franquia, mas não sabe em qual delas acreditar. Como prosseguir?

Para te ajudar com isso separamos mais uma matéria relacionada ao universo franchising da revista Guia de Franqueados (2019/2020) que aborda sobre o processo seletivo que é necessário ser realizado nesse momento de decisão.

Confira agora.

Primeira parte

1. Conheça o posicionamento oficial

No site da franquia estão as informações que o franqueador considera relevante para divulgar o posicionamento da marca e atrair candidatos, como histórico, mix de produtos e serviços, suporte e diferenciais.

Algumas redes dão destaque a certificações ISO e a selos de excelência.

2. Estude o mercado

“Conheça outras franquias e entenda o nível de profissionalismo do setor”, diz Rodrigo Ramiro, consultor da RZD.

Também visite feiras e procure projeções de mercado. “Faça isso de se encontrar com o franqueador, que tende a sempre falar bem da área em que atua”, afirma Ana Vecchi, fundadora e CEO da Ana Vecchi Business Consulting.

3. Olhe para o próprio bolso

O investimento inicial é um dos primeiros filtros para avançar na pesquisa de uma marca. Mas ter o dinheiro no bolso não implica sinal verde. “Nunca use todo o seu capital”, diz Ana. Reserve o suficiente para cobrir pelo menos 6 meses de suas despesas pessoais.

Seja consciente de que dificilmente a operação dará resultados imediatos.

4. Procure pistas compartilhadas

Pesquise a imagem da marca em redes sociais, blogs e fóruns e analise o que está por trás dos comentários.

“Se os clientes reclamam de falta de produtos, pode ser um indicativo de falha no abastecimento. Ou talvez de atendimento, o que denotaria problemas de treinamento ou seleção” diz Claudia Bittencourt, diretora-geral da consultoria Grupo Bittencourt.

5. Avalie a imagem

Meça a reputação da franquia pela interação com clientes em redes sociais e sites. “O tempo e a adequação das respostas dão sinais do perfil da franqueadora. Se a empresa não presta bom atendimento ao consumidor, por que prestaria ao franqueado?”, diz José Fugice, CEO da consultoria Goakira. Para validar impressões, converse com quem está na rede.

Segunda parte

1. Atente-se para os detalhes

Desde o primeiro contato, cada ponto de interação com a franqueadora diz algo sobre a empresa. “Observe, por exemplo, se os funcionários foram solícitos e deram informações claras. Isso dá indícios de como será a comunicação no dia a dia”, diz Ramiro.

2. Faças as suas projeções

Pergunte sobre lucratividade, prazo de retorno e tempo para alcançar o ponto de equilíbrio, além de sazonalidade e suporte oferecido.

“verifique se as taxas cobradas são compatíveis com as projeções”, afirma Claudia.

Cheque também se o histórico fornecido representa a média da rede ou da melhor unidade.

3. Saiba para onde vai o dinheiro

Vale a pena esmiuçar cada linha da planilha de investimento. Confira a taxa de franquia e sua possível renovação: multas por recisão contratual, royalties e taxa de publicidade, incluindo período de carência e reajuste; capital de giro indicado; projeto arquitetônico; software de gestão; e despesas com folha de pagamento.

4. Realize o test-drive

Experimente, na prática, a operação da franquia no chamado Discovery Day (Dia da descoberta). Fugice recomenda, antes, conversar com franqueados e ex-franqueados. “Em busca da conversão, há redes mal-intencionadas que manipulam a realidade”, afirma.

5. Pergunte tudo sobre treinamento

Questione pontos como a quem os treinamentos se destinam e conde acontecem, como são os conteúdos, duração, frequência, modalidades, se acompanham manuais e quem arca com as despesas de viagem, se for o caso.

6. Conheça a estrutura de suporte

“Durante a visita à franqueadora, conheça os responsáveis pela consultoria de campo e as equipes de atendimento ao franqueado, marketing, jurídica e contábil”, diz Claudia. Confira se o suporte é remoto, quais são os canais de comunicação usados e se há Conselho de Franqueados.

“Embora isso não seja decisivo para a escolha, mostra maturidade da marca”, afirma Ana.

7. Desbrave o campo de ação

Se a franquia atua em vários canais de distribuição, entenda como eles interagem. Outro ponto importante é definir se a marca garante exclusividade do território e se atrela isso a uma meta de faturamento. “Algumas não dão exclusividade, mas oferecem preferência na abertura de uma segunda unidade naquele território”, diz Ramiro

8. Persiga os diferenciais

Desafie o franqueador a mostrar o que a marca oferece de diferente e melhor que as outras. “Se o diferencial for o sabor do produto, pergunte sobre o método de avaliação da qualidade. Se for a eficiência das equipes, peça para ver o escopo do treinamento. Se for a excelência, solicite as regras do programa de excelência da rede, e assim por diante”, diz Fugice.

- Selecione seus referenciais: não se limite a falar só com indicados pela marca.

Priorize quem tem franquias do mesmo porte e formato que você pensa em adquirir.

- Avalie o nível de satisfação: o termômetro será a forma como você será recebido. “Franqueados felizes tendem a tratar bem o candidato”, segundo Ana.

- Investigue as principais dores: procure saber os motivos que levaram os ex-franqueados a se desligar do negócio. Pergunte se a experiência deles na rede foi positiva ou negativa.

- Coloque tudo na balança: diante das experiências positivas e negativas relatadas, faça sua própria avaliação, para não ocorrer julgamentos precipitados.

Confira também os detalhes sobre o cenário e perspectiva do franchising para os próximos anos aqui no Desco Labs.

Depois de passar por esses processos temos a certeza de que as coisas ficaram mais claras para você.

Fonte: matéria reproduzida por Lara Silbiger, presente no Guia de Franquias (2019/2020), nº 17 - Pequenas Empresas & Grandes Negócios – Editora Globo.