• Carol Paganeli

Como escolher a estratégia de marketing digital para cada tipo de empresa?

Escolher a estratégia de marketing digital para empresas

Na hora de escolher a melhor estratégia de marketing digital para a sua empresa, é necessário levar em consideração a verba, o prazo, o público e a criação, para determinar se o seu planejamento estratégico vai abranger mais o marketing de marca, o marketing de performance ou os dois na mesma proporção.

Veja abaixo especificamente esses aspectos para entender qual o perfil que se enquadra o seu negócio!

Determinando o planejamento

Na verba, você deve considerar qual é o tamanho do investimento que a sua empresa pode fazer naquele momento, para direcionar os esforços para a estratégia de marketing que vai lhe garantir bons resultados.

É o prazo que você precisa para receber os benefícios da sua estratégia que vai pautar se o marketing de marca ou o marketing de performance serão mais eficientes na execução. A forma como o público vai entender a sua empresa é a preocupação que você deve ter antes de determinar performance ou marca. Delimite se você quer oferecer promoções envolvendo o seu produto ou gerar valor para a sua empresa, sem se preocupar com os números de vendas.

Na criação de campanhas, você tem que ter em mente que o tipo de peça publicitária que a sua empresa produzir será determinante para a estratégia de marketing de marca ou de performance. Criações mais diretas e que levam o consumidor para uma ação convertem mais rapidamente do que criações mais abstratas, que demandam a compreensão, e uma série de campanhas para levar o consumidor até o passo de fechar uma compra.

Agora que você tomou conhecimento sobre os aspectos que se alteram dentro desses dois tipos de marketing, vamos entender eles mais a fundo.

Marketing de marca

O objetivo desse tipo de marketing é, ao longo do tempo, construir e fortalecer o relacionamento da sua empresa com o público-alvo. Isso é feito por intermédio da identidade visual, de mascotes, de comportamento, do atendimento ao consumidor, de storytelling e de todos os outros elementos que são capazes de auxiliar a sua marca a ganhar uma identidade própria e ser reconhecida facilmente por isso.

Esse trabalho pode ser um pouco mais demorado, mas é o poder da marca que faz o seu consumidor enxergar mais valor no seu produto e realizar a compra simplesmente pelo prazer que aquela marca proporciona. Em resumo, o marketing de marca envolve experiências pessoais, sentimentos e os valores de cada pessoa.

Marketing de performance

O marketing de performance é mais imediatista e visa os resultados instantâneos. É o tipo de publicidade que quantifica o desempenho de uma campanha com os dados obtidos. Os resultados podem ser mensurados mais rapidamente do que na estratégia anterior e, por isso, a escolha desse caminho é feita por quem tem curto prazo para obter números satisfatórios.

Na performance, a criação é feita de uma forma mais técnica e tende a guiar corretamente o consumidor na jornada da compra. As ferramentas mais utilizadas para esse tipo de marketing são o Google Adwords e o Facebook Ads, porque apresentam relatórios precisos sobre vendas e resultados.

Independente de qual for a opção escolhida por você para a sua empresa, tenha sempre uma estratégia de marketing digital muito bem desenhada para obter resultados satisfatórios com a execução dela. Se você quiser dicas de como estruturar um plano de ação, entre em contato com a gente para analisarmos as possibilidades para a sua empresa.