• Foto do escritordescobertadesign

Quer abrir uma franquia? Veja o que levar em conta

Encarar desafios faz parte do mundo empresarial; saiba o que levar em conta para dar o próximo passo no seu negócio.

A ideia de abrir uma nova franquia geralmente vem à tona quando tudo está caminhando conforme o planejado nos negócios. Nos sentimos seguros com os resultados, temos consciência da qualidade do produto, sabemos do feedback dos clientes e pensamos em ampliar os serviços.

Seja uma empresa que já funciona em rede ou um negócio que vive a primeira oportunidade de expansão no mercado, é importante colocar os prós e os contras na balança. O futuro da sua empresa está marcado nas melhores decisões que você pode tomar!

Muitos empresários acabam optando pelo modelo de franchising por conta da praticidade. Ainda assim, não deixam de surgir dúvidas sobre como e qual o melhor momento para dar esse próximo passo.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 3 pontos para avaliar na hora de abrir uma nova franquia. Tudo pronto? Vamos lá!

Experiência

O franchising é previsto por lei e oferece o direito de usar uma patente ou marca para distribuir produtos. O franqueador cede ao franqueado tudo o que é necessário para instalar e operar a nova unidade. Esse modelo possibilita a presença de um mesmo comércio e com o mesmo padrão em qualquer lugar do país.

Para embarcar nessa empreitada, o conhecimento sobre os procedimentos burocráticos e da gestão de negócios é fundamental. Embora não haja nenhum vínculo empregatício entre franqueador e franqueado, o sistema de franchising tem regras que devem ser levadas à risca.

Se você já tem um negócio franqueado e quer expandir sua atuação, vale destacar que abrir uma nova franquia sempre requer novos estudos!

A experiência no ramo, sem dúvida, é um diferencial. Mas, como diz o ditado popular, cada caso é um caso, e as respostas que já solucionaram dúvidas no passado nem sempre podem servir para a atualidade.

Rentabilidade

Se você está pensando em abrir uma nova franquia, podemos imaginar que a prosperidade dos negócios faz parte do objetivo, não é mesmo?

Para além da rentabilidade que o estabelecimento pode trazer, é preciso olhar para todos os lados da situação e se ater aos detalhes que influenciam (e muito!) as vendas. Os resultados da unidade começam a aparecer ao longo dos primeiros meses, mas a tomada de decisão vem antes e deve ser feita com base em uma estratégia que irá definir os rumos da nova franquia.

Esse planejamento requer atenção para calcular o investimento necessário; selecionar o perfil adequado no processo seletivo para franqueado; estabelecer métricas de avaliação da qualidade; definir porcentagens de remuneração e até mesmo para definir o fundo de propaganda.

O sucesso da sua nova franquia está no cuidado e na dedicação a cada etapa. Com organização e comprometimento, você poderá aperfeiçoar ainda mais o funcionamento da rede e a satisfação da equipe em cada unidade!

Localização

Estudar qual o melhor ponto para o comércio é primordial. Ao pesquisar e analisar as opções, você não corre o risco de deixar o seu negócio fadado às visitas de moscas! Brincadeiras à parte, a escolha da localização envolve muito mais do que simplesmente apontar um local no mapa.

Para abrir uma nova franquia com o pé direito, é preciso relembrar quais são as pessoas que o estabelecimento pretende atingir. E estar exatamente onde elas estão!

Quem são seus consumidores? Que lugares frequentam? Quais os seus hábitos? E qual o horário mais provável de irem até a loja?

Uma vez que essas perguntas forem respondidas, o franqueador tem uma base sólida para marcar o novo território - e passar todas as informações necessárias para o franqueado assumir a responsabilidade com segurança!

A escolha é decisiva, e o processo que leva até ela pode te surpreender positivamente!

Ainda não tem uma definição específica para o seu público? Saiba aqui a diferença entre público-alvo e persona, e entenda como esse conhecimento pode mudar o jeito que você gerencia a sua empresa.